São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amigo comum convidou Lula, diz entidade

Segundo a Abrasel, Jorge Ferreira, Ricardo Berzoini e Walfrido ajudaram a levar presidente a congresso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A página da Abrasel na internet diz que o presidente da associação de donos de bares e restaurantes, Paulo Solmucci Jr., conta com a "simpatia do presidente Lula e o apoio do ministro Walfrido [dos Mares Guia, então ministro do Turismo]" para fazer uma "revolução no setor". Solmucci explicou à Folha que a participação do presidente em congresso da Abrasel financiado pelos cofres públicos resultou de uma espécie de soma de esforços.
"O ministro Walfrido é importante em tudo o que tem acontecido com a Abrasel. Ele é muito pragmático e rapidamente percebeu a importância do setor. Mas fazer isso chegar ao presidente foi esforço de vários. Fomos ajudados pelo ministro [Ricardo] Berzoini, presidente do PT, pelo ministro Walfrido e por um grande amigo do presidente, que é o Jorge Ferreira. Foi um esforço enorme para levar o presidente lá."
Jorge Ferreira é amigo antigo de Lula e dono de restaurantes e bares, pontos de encontros de petistas em Brasília.
À Folha, Solmucci negou que a Abrasel recorra a políticos para obter a liberação de verbas: "Não tenho amizade com políticos, a instituição mantém amizade com políticos no Brasil inteiro. Só de conhecimento, nenhum pragmático". Ele disse que conhece Berzoini, mas não é seu amigo.
Já Jorge Ferreira seria um amigo comum com o presidente Lula e responsável por convidar o presidente ao congresso da entidade. "É meu amigo pessoal. Não ajuda de maneira específica, não. Ele ajudou a fazer o convite para o presidente para ir ao congresso."
Solmucci insistiu em que os convênios celebrados com o Ministério do Turismo "estão absolutamente regulares". E negou que exista problema com a subcontratação de serviços, já que a Abrasel teria um papel de "coordenadora".
Também negou o uso em proveito pessoal de verbas de convênios e o favorecimento de dirigentes em contratos.


Texto Anterior: Tribunal quer seleção pública obrigatória para contratar ONG
Próximo Texto: Lobby: Abrasel se opõe a proibições de fumo e bebidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.