São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Vivi horas inesquecíveis no Brasil", diz papa

Em discurso de despedida, Bento 16 afirma esperar que autoridades tomem medidas pelo bem da família latino-americana

José Alencar e Serra vão a a Guarulhos assistir à volta do pontífice ao Vaticano; vice pede que ele realize orações pelo continente

CATIA SEABRA
JOSÉ ALBERTO BOMBIG

DA REPORTAGEM LOCAL

O papa Bento 16 encerrou ontem à noite sua visita ao país com um agradecimento por ter vivido "horas inesquecíveis" no Brasil e dizendo que espera que as autoridades brasileiras -civis e religiosas- adotem as medidas que todos esperam "pelo bem comum da grande família latino-americana".
"Peço a Deus que ajude os responsáveis, seja no âmbito religioso ou no civil, a imprimir um passo decidido àquelas iniciativas, que todos esperam, pelo bem comum da grande família latino-americana", disse.
"Ao deixar esta terra abençoada do Brasil, eleva-se na minha alma um hino de ação de graças ao Altíssimo, que me permitiu viver aqui horas intensas e inesquecíveis", afirmou, antes de embarcar para Roma. O helicóptero do papa chegou a Guarulhos às 20h12. Às 20h33, Bento 16 entrou no avião, que decolou às 20h56.
Foram se despedir dele o vice-presidente José Alencar, representando o presidente Lula, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, o governador de São Paulo, José Serra, seu vice, Alberto Goldman, e o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT). Segundo Serra, antes de ir embora, o papa lhe disse: "deu tudo certo".
Ao discursar, Alencar destacou a importância da família "como base de reconstrução" da solidariedade. "Ele perguntou se era verdade que Mariza e eu estávamos fazendo 50 anos de casados. Disse que era verdade e ele ficou admirado", disse ele. Alencar também agradeceu à visita do papa e pediu que ele orasse pela América Latina.
Bento 16 disse que, em sua memória, "ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e profunda piedade do povo generoso da Terra Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste continente de esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo Sucessor de Pedro".


Texto Anterior: Mães aproveitam coincidência de missa para reunir família
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.