São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Alckmin teve votação apertada

Estado aprova LDO sob tumulto e agressões

VIRGILIO ABRANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Em clima tenso, com a invasão do plenário por estudantes e funcionários das universidades estaduais que estão em greve, a base do governo Geraldo Alckmin (PSDB) conseguiu aprovar ontem a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na Assembléia Legislativa de São Paulo.
A votação foi apertada. O governo conseguiu a aprovação por apenas um voto a mais do que precisava. A base aliada teve 49 votos -a metade do total mais um-, contra 34 da oposição. A Assembléia tem 94 deputados, e 84 compareceram. O presidente da sessão, deputado Roque Barbiere (PTB), não votou. O presidente titular da Casa, Sidney Beraldo (PSDB), estava licenciado.
A sessão de ontem precisou ser suspensa na metade, porque estudantes e funcionários de USP, Unesp e Unicamp que assistiam à votação invadiram o plenário aos gritos de "Isso aqui vai virar um inferno". Eles estão em greve pela destinação de mais recursos às universidades e acompanhavam a votação para pressionar os deputados da base governista.
Houve tumulto e agressões físicas por parte de deputados, policiais e estudantes. A Polícia Militar interveio para retirar os estudantes do plenário (cerca de 280 faziam o protesto). Fora dele, também houve tumulto. A PM usou gás de pimenta para conter os 600 manifestantes, segundo a polícia. Ninguém ficou ferido.
As discussões sobre a LDO foram motivo de dor de cabeça para o governador Geraldo Alckmin. A lei, usualmente apreciada e votada no final de junho, prorrogou o recesso parlamentar por quase 15 dias por causa de manobras da oposição (a Casa não pode ter recesso enquanto não vota a LDO).
Na semana passada, os governistas não obtiveram quórum. A Folha apurou que a disputa eleitoral esvaziou a base de Alckmin, porque antes aliados (como PSB e PL) apóiam adversários em São Paulo -o PSB com Luiza Erundina e o PL, Marta Suplicy (PT).


Texto Anterior: Petistas fazem verso pró-verba de avião de Lula
Próximo Texto: Inteligência: Lula critica os arapongas que "vazam" informações sigilosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.