São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Mudança de alvo
O Planalto vai intensificar, a partir desta semana, os ataques a Anthony Garotinho. FHC orientou os aliados do Rio de Janeiro a mostrar as falhas do governo do Estado e a vasculhar o passado do governador em busca de possíveis escândalos.

Inimigo preferido
A ofensiva contra Garotinho faz parte da estratégia do Planalto de polarizar a campanha entre Lula e o candidato governista e evitar um segundo turno entre dois oposicionistas. Na avaliação do governo, Garotinho é, no momento, o presidenciável com mais chances de crescer.

Ferimentos graves
O Planalto avalia que Itamar e Ciro estão enfraquecidos e têm poucas chances de ir ao segundo turno. O primeiro, sem a máquina do PMDB, dificilmente irá crescer. Já o candidato do PPS está ameaçado de perder o PTB, o que o deixaria sem tempo de TV e estrutura partidária.

Pagar para ver
O PDT espera receber a adesão de parlamentares e prefeitos do PMDB aliados de Itamar. Mas o PMDB governista não acredita que ele seja acompanhado em sua mudança de sigla: "Itamar não levará nem vereadores".

Prato indigesto
A Centeno & Moreira, empresa da mulher de Jader, está distribuindo à imprensa um folheto de seis páginas, com 19 fotos, sobre o polêmico ranário Rãmazon. Há até uma receita de rã crocante ao molho de shitake.

Pressão interna
Aécio Neves está sendo pressionado pelo próprio PSDB a desistir da contratar uma campanha publicitária para a Câmara. O partido entende que a iniciativa pode trazer mais desgaste do que benefícios políticos ao presidente da Casa.

Quem dá mais
A Assembléia do Espírito Santo está negociando com o governador, José Ignácio, e com o vice, Celso Vasconcelos. Dependendo dos resultados das conversas, o governador pode ser cassado ou continuar no cargo.

Derrota em casa
Marco Maciel está preocupado com a debandada do PFL de Pernambuco. O partido já perdeu dois deputados federais e deve ficar sem outros dois.

Indiferença diplomática
Raquel Santille, prima de Deborah Balazs, brasileira ferida no atentado em Jerusalém, ficou indignada com o tratamento dispensado à família pela Embaixada do Brasil em Israel: "A assistência foi quase nenhuma".

Cobrança oficial
Raquel quer saber agora do Itamaraty qual é a verba à disposição da embaixada, o que é feito com esses recursos e qual a função da representação brasileira. "Dar assistência a brasileiros não está entre essas funções", diz a prima de Deborah.

Sentindo na pele
Ontem, em visita à empresa de trens de Porto Alegre ontem, Eliseu Padilha (Transportes) encarou uma viagem de 30 minutos em pé. "Não há problema. Meu pai foi operário", explicou.

Jeitinho militar
O Exército encontrou uma forma de Alberto Cardoso permanecer no ministério de FHC. Ele deveria voltar ao Exército no final do mês, mas portaria do general Gleuber Rocha mudou a situação funcional de Cardoso, autorizando a permanência.

Volta por cima
Sandra Recalde, afastada por Zeca do PT do governo do MS após estourar o escândalo do FAT, foi recontratada para auditar a TV Educativa. A PF investiga o desvio de verba do fundo.

Tortura nunca mais
Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara foram a Rondônia investigar denúncias de tortura em prisões.

TIROTEIO

Do vice-presidente do PPS, João Herrmann Neto (SP), sobre o deputado Antonio Carlos Pannunzio ter afirmado que Ciro Gomes defendeu a entrada do PSDB no governo Collor:
- O presidente continua a apodar seus adversários sem assumir a autoria. Covardemente se esconde atrás de intelectuais, empresários e políticos sérios, engodando-os, como fez agora com o deputado Pannunzio.

CONTRAPONTO

Candidato iluminado

Gerson Camata (PMDB) foi eleito senador pelo Espírito Santo em 1994.
Na reta final da campanha, Camata foi convidado por pais-de-santo a comparecer a um evento em um terreiro de candomblé. Camata chegou acompanhado por assessores. Assim que adentrou o terreiro, um dos pais-de-santo começou a falar:
- Estou ficando cego. Estamos recebendo um espírito tão iluminado que está ofuscando minha visão!
Camata ficou estático enquanto o pai-de-santo caminhava em sua direção:
- Vou abraçar esse espírito iluminado!
Assustado, Camata foi abraçado pelo pai-de-santo, que sussurrou em seu ouvido:
- Fique calmo, fiz isso só para ajudá-lo. Aproveite e distribua agora seus santinhos. Todos vão acreditar no que eu disse e vão votar em você!



Próximo Texto: Senador sob pressão: Supremo amplia quebra de sigilo bancário de Jader
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.