São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio se reúne com empresários

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), 41, foi o convidado de honra de um jantar realizado ontem em São Paulo com pesos-pesados do empresariado paulista.
O jantar foi oferecido e organizado por Rodrigo Etchenique, 45, filho do empresário Hugo Miguel Etchenique, 74, fundador e ex-controlador da Brasmotor. O encontro foi realizado no apartamento de Hugo Miguel Etchenique, no bairro do Jardins.
Foram convidados para o jantar os seguintes empresários: Olavo e Roberto Setubal (Itaú), Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim), Horacio Lafer Piva (Fiesp), Eugênio Staub (Gradiente), Roberto Teixeira da Costa (Sul América), Luís Fernando Furlan (Sadia), Roger Agnelli (Vale do Rio Doce), Fernando Xavier (Telefônica), Marcos Magalhães (Philips), Castro Neto (Unibanco) e Ana Maria Diniz (Pão de Açúcar), entre outros.
O jantar foi organizado oficialmente, segundo um dos articuladores do encontro, para aproximar Aécio Neves do empresariado paulista. "Ele precisa ter mais visibilidade em São Paulo", afirmou um dos participantes.
Não foi essa, no entanto, a interpretação de muitos dos convidados. Para alguns dos empresários, esse jantar foi organizado com a finalidade de apresentar Aécio Neves com o propósito de ele também se tornar uma eventual opção às eleições presidenciais, já que existe uma indefinição de quem será o candidato do PSDB.
Aécio Neves nega, sem mostrar muita convicção, que o jantar faça parte de uma estratégia para lançar seu nome à disputa de uma vaga no seu partido na corrida presidencial. "Qualquer ilação em termos de candidatura presidencial é absolutamente fora de propósito. Não estou em campanha para a Presidência da República."
Segundo Aécio, o objetivo do jantar foi o de ter uma conversa sobre o país com representantes do empresariado nacional. "Meu objetivo é o de apenas fortalecer a Câmara e o Legislativo."
Atualmente, Aécio Neves é o maior defensor na Câmara da aprovação do chamado "pacote ético", um conjunto de medidas com o objetivo de tentar resgatar a credibilidade do Congresso, abalada pelas recentes denúncias contra os parlamentares.
A Folha apurou que o jantar de ontem foi acertado há pouco mais de um mês entre Aécio Neves e Rodrigo Etchenique. Os dois são amigos há bastante tempo.
Foi o próprio Rodrigo Etchenique que tomou a iniciativa de fazer a lista e convidar os empresários. A todos, ele disse que se tratava de uma reunião fechada com o objetivo de apresentar Aécio Neves ao empresariado paulista.



Texto Anterior: Prefeito de BH defende "sintonia" da oposição
Próximo Texto: PT quer fim do indiciamento por policiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.