São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC provoca PT sobre 2008; Marta diz que não disputará

"Nossos adversários não estão com nada em São Paulo", afirma ex-presidente

Governador Serra destaca que resultado do Datafolha foi positivo para Alckmin e Kassab; ex-prefeita de SP prefere governo do Estado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
DO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa Datafolha publicada anteontem, com cenários sobre a sucessão municipal em São Paulo no próximo ano, anima a cúpula tucana a lançar o ex-governador Geraldo Alckmin em 2008, ainda que o governador José Serra adote o máximo de cautela para preservar a aliança com o DEM e o atual prefeito Gilberto Kassab.
"Os dados mostram sobretudo que os adversários nossos em São Paulo não estão com nada", disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que esteve ontem em Belo Horizonte em seminário com dirigentes tucanos.
Na pesquisa, Alckmin aparece em uma das situações com 30% das intenções de voto, contra 24% da ex-prefeita paulistana Marta Suplicy (PT) e 10% de Kassab (DEM).
Já a ministra do Turismo, Marta Suplicy, que governou a cidade de 2001 a 2004, descartou novamente a candidatura. "Não pretendo voltar à prefeitura", disse ontem, em seminário na Assembléia Legislativa de São Paulo.
"Achei os dados da pesquisas muito bons, simpáticos. Agradeço à população de São Paulo, mas não serei candidata. O ministério é desafiador. Muitas das coisas que fizemos em São Paulo, de qualidade de vida para quem mais precisa, podemos fazer também no Brasil pelo ministério. Estou feliz, e isso tira da minha perspectiva poder disputar a prefeitura." Marta não descarta, porém, concorrer ao governo em 2010. "Isso a gente pode avaliar."

PSDB x DEM
Apostando na aproximação entre FHC e Kassab -promovida inclusive em almoços no Palácio dos Bandeirantes- Serra ressaltou que o resultado é bom para Alckmin e Kassab.
"Muito positiva a pesquisa. Tanto em relação aos resultados do Alckmin como também do Gilberto Kassab. A respeito do que vai acontecer, só no ano que vem. Mas é inegável que essa pesquisa agora apresenta resultados, para nós, estimulantes", disse o governador.
FHC disse ser muito cedo para definir quem será o candidato, mas considera "óbvio" que Alckmin é um nome "forte" para a disputa. Segundo FHC, se Alckmin for o candidato, vai ter o apoio do PSDB. O ex-presidente, porém, não ignorou Kassab: "O desempenho do prefeito, que é apoiado por nós, foi muito bom. Temos razões para estarmos contentes".
Segundo tucanos, Serra tem repetido que Alckmin será o candidato, se quiser, mas teria insinuado ao ex-governador que concorresse ao Palácio dos Bandeirantes em 2010.
Alckmin afirma que é preciso "ouvir o povo e o partido". Kassab insiste em relacionar o resultado da pesquisa à aprovação de seu governo.
Os aliados de Alckmin, Marta e Kassab já pressionam os três a se lançarem na disputa. "O Geraldo é o melhor candidato. Temos que respeitar a vontade do povo", disse o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP).
Para o tucano José Aníbal, a candidatura de Alckmin está posta e o PSDB deve lançar um nome: "Se [o PSDB] não [lançar], será o mesmo que o rabo abanar o cachorro".
O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), diz que é "natural que o entorno de Alckmin queira voltar para o governo", mas a necessidade de preservar a aliança vai pesar.
Os petistas não desenham o cenário eleitoral de 2008 sem Marta. Rui Falcão (PT), deputado estadual e um dos principais aliados da ex-prefeita, destaca que a ministra aparece poucos pontos atrás de Alckmin. "Sabemos que ela está relutante, mas é o melhor nome e mais forte nome do partido", afirmou o deputado estadual Donisete Braga (PT). Simão Pedro, líder do PT na Assembléia, é cauteloso: "O jogo em 2008 está aberto e há problemas nos dois lados. Se a Marta não for candidata teremos prévias e uma forte disputa interna. Kassab cresceu e nem Alckmin definiu se será candidato ou não". (PAULO PEIXOTO, VALDO CRUZ, LEANDRO BEGUOCI E CATIA SEABRA)


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.