São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA
Oswaldo Vieira chefiava Secretaria da Administração Penitenciária de Covas
Dias troca secretário da Segurança

da Sucursal de Brasília

O ministro da Justiça, José Carlos Dias, nomeou José Oswaldo Pereira Vieira, 66, para a Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Vieira vinha ocupando a chefia de gabinete da Secretaria da Administração Penitenciária do governo Mário Covas. Ele era o responsável por gerenciar todo o sistema penitenciário do Estado.
Oswaldo Pereira Vieira ficará no lugar do general Gilberto Serra, que ocupava o cargo desde agosto de 96, nomeado pelo então ministro Nelson Jobim.
O dia da posse de Vieira ainda não foi informado.

Orçamento
O orçamento da secretaria é de cerca de R$ 2 milhões. Uma de suas tarefas fundamentais é, como integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública, aproximar o trabalho da Polícia Federal do trabalho das polícias militares estaduais.
"Como para o bandido não há limite territorial e para as forças policiais há, é por meio da troca de informações e de operações combinadas que buscamos limitar a ação dos marginais", explicou ontem o general Serra, ainda no cargo.
São subordinados à secretaria o Departamento de Assuntos de Segurança Pública e o Departamento de Polícia Ferroviária Federal. Criada em 95, a secretaria perdeu, ao longo do tempo, o Departamento de Entorpecentes, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Formação
A Secretaria Nacional da Segurança Pública é responsável por um programa de formação de instrutores policiais na área de direitos humanos.
Já foram formados pelo programa 393 oficiais da PM, que passarão a agir como "agentes multiplicadores" em seus Estados.
"Do oficial ao soldado, queremos melhorar a formação do nosso policial", disse Serra, que afirmou ter aceitado naturalmente sua saída do cargo.
"É um cargo de confiança do ministro. Ele deve querer trazer alguém com quem tenha mais intimidade."


Texto Anterior: Manifestação reúne 10 mil no MT
Próximo Texto: Delegado de SP assume secretaria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.