São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado de SP assume secretaria

da Reportagem Local

O novo secretário nacional de Segurança Pública, José Oswaldo Vieira, 66, é delegado aposentado da Polícia Civil de São Paulo e participa do governo de Mário Covas (PSDB) desde 1995, início do primeiro mandato do tucano.
Vieira foi delegado-geral da Polícia Civil do governo de Franco Montoro (1983-1986) e também assessor especial do governador na área da segurança pública.
Atualmente, ele ocupa o posto de chefe de gabinete do secretário de Administração Penitenciária, João Benedicto de Azevedo Marques.
Durante sua gestão no comando da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi criada a primeira delegacia da mulher no Estado, em 1985.
O delegado introduziu a disciplina "Direitos Humanos" no currículo da Academia de Polícia Civil de São Paulo, onde dá aulas há 14 anos.
Ele foi convidado pelo ministro da Justiça, José Carlos Dias, para exercer a nova função ontem de manhã e deve tomar posse na quinta-feira.
De acordo com Vieira, uma de suas missões na secretaria será dar continuidade ao programa de Integração Nacional das Informações de Justiça e Segurança Pública.
"Os Estados não podem ficar de costas uns para os outros. É preciso haver uma maior integração e troca de informações entre eles", diz o delegado.
Ele defende a criação de uma carteira de identidade nacional como medida para tornar mais eficaz o combate à criminalidade. "Um cidadão que comete um crime aqui vai para Pernambuco, por exemplo, tira outra carteira de identidade e dificulta a ação da polícia", argumenta Vieira.


Texto Anterior: Justiça: Dias troca secretário da Segurança
Próximo Texto: Investigação: Movimento defende Pascoal, diz deputado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.