São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

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Operadoras de telefonia dizem controlar dados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As operadoras de telefonia celular TIM, Claro e Vivo informaram que atendem à legislação vigente e que dispõem de mecanismos rígidos de controle das informações de seus clientes.
Contudo, a Claro lembrou que, por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), milhares de pessoas têm acesso às contas telefônicas dos assinantes da companhia.
"A Claro tem hoje mais de 33 milhões de clientes no Brasil. E, para atendê-los, dispõe de 190 lojas e 22 unidades de call centers. Em todos esses locais, atualmente milhares de pessoas são obrigadas pela Anatel a ter acesso aos três últimos meses das contas telefônicas de qualquer um dos mais de 33 milhões de clientes. Trata-se de uma obrigação em nome da necessidade de atender bem ao usuário", informou a Claro.
Segundo a operadora, esse acesso amplo se deve à necessidade, por exemplo, de alterar o plano do cliente, comparar ou diminuir serviços e contestar lançamentos.
"Assim, por mais rigorosas que sejam as medidas e tecnologias, é possível que haja ocorrências imprevisíveis e pontuais."
"A operadora informa que atende integralmente a legislação vigente, zelando pelo sigilo das informações de seus clientes com equipamentos, mecanismos apropriados e pessoal treinado", disse a TIM.
"A Vivo esclarece que disponibiliza informações referentes aos dados cadastrais e perfil de usos de seus clientes somente sob ordem e autorização judicial", informou. (LS)



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