São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleições 2008 / Dossiê Câmara

Homenagens têm predomínio entre projetos aprovados

DA REDAÇÃO

Nos projetos apresentados e sancionados nessa legislatura, os 55 vereadores de São Paulo fizeram mais homenagens a personalidades ou denominaram espaços públicos do que votaram projetos de real interesse para a sociedade. É o que mostram as ONGs Movimento Voto Consciente e Ágora.
Segundo o Voto Consciente, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2007, 398 projetos foram sancionados pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Desses, 313 eram homenagens e 85 o que a ONG classifica com "projetos de mérito". "São os que causam de alguma forma impactos na vida dos cidadãos", diz Sonia Barboza, do Voto Consciente.
O Ágora também revela um aumento na quantidade dos chamados projetos de política de baixo impacto (concessões de homenagens e denominações de áreas). Em 2005, diz o Ágora, 48% dos projetos aprovados eram de baixo impacto. O índice saltou para 72,2% em 2006 e para 73,6% em 2007.
O primeiro-secretário da Câmara, Antonio Donato (PT), diz haver mais aprovação de homenagens porque elas não precisam ser votadas no plenário, só passam pelas comissões e seguem para a sanção do prefeito.


Texto Anterior: A cada cinco projetos, um é inconstitucional
Próximo Texto: Corregedoria nunca puniu vereadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.