São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleições 2008 / Dossiê Câmara

80% dos projetos do Executivo são aprovados

DA REDAÇÃO

Nos últimos oito anos, quem administrou a cidade de São Paulo não encontrou dificuldades em aprovar suas propostas no Legislativo. Conforme dados obtidos pela Folha na Câmara, cerca de 80% dos projetos apresentados pelo Executivo foram aprovados pelos vereadores.
Durante a gestão da petista Marta Suplicy (2001-2004), 237 propostas do Executivo foram enviadas à Câmara. Dessas, 189 foram aprovadas. Já na gestão Serra/Kassab, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2007, foram 144 projetos apresentados e 117 aprovados.
"Quando o prefeito apresenta um projeto, ele já deixa tudo acordado para que a proposta seja aprovada", diz Sonia Barboza, coordenadora na Câmara da ONG Movimento Voto Consciente.
Por outro lado, os vereadores encontram dificuldade em aprovar as propostas de autoria deles. Segundo a ONG, na gestão Marta, a cada 5,89 projetos apresentados, 1 era aprovado. Foram 2.383 propostas assinadas por vereadores e 404 aprovadas por eles. Já na gestão Serra/Kassab a média caiu para 3,31 propostas para cada aprovação. Foram 2.134 projetos apresentados e 644 aprovados.
Segundo o primeiro-secretário da Câmara, Antonio Donato (PT), o ritmo da Casa é dado pelo Executivo. "O poder que o líder do governo tem de travar a pauta é grande. Quando não se vota projeto do Executivo, não se vota de vereador." (AB)



Texto Anterior: Corregedoria nunca puniu vereadores
Próximo Texto: "Nem deveria existir corregedoria", diz corregedor-geral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.