São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus também questionam exclusividade em transmissões

DA SUCURSAL DO RIO

Os contratos de exclusividade de direito de transmissão de eventos esportivos estão sendo questionados também na Europa. Dois casos, envolvendo campeonatos de futebol, estão sendo analisados pela Comissão Européia, em Bruxelas.
Na Itália, foi proibida a transmissão dos campeonatos principais apenas por ""pay-per-view". Segundo o chefe da Divisão de Mídia do Departamento Antitruste da Comissão Européia, Herbert Ungerer, o primeiro processo foi aberto contra a UEFA (União Européia de Futebol), por ter vendido os direitos de transmissão dos campeonatos, por período muito longo, a apenas uma emissora por país.
A Comissão Européia, segundo Ungerer, não concorda com essa prática e abriu procedimento de investigação baseado na lei antitruste. A comissão já expressou publicamente sua preocupação com o fato de os direitos serem negociados pelas ligas.
O segundo caso em análise na comissão aconteceu na Espanha. Foi aberto um procedimento, também baseado na lei antitruste, contra a Telefónica e a Sogecable, que se associaram para ter exclusividade de transmissão dos jogos da liga espanhola para o Canal Plus (TV paga por satélite).
A comissão concluiu a primeira parte do processo no final do ano passado, quando mandou que as demais TVs por assinatura tivessem acesso aos campeonatos. Outros aspectos do caso continuam em análise.
Segundo Ungerer, as emissoras de outros países europeus queriam transmitir o campeonato espanhol e não podiam, o que levou a Comissão Européia a abrir o processo contra Telefónica e a Sogecable. (ELVIRA LOBATO)

Texto Anterior: Outro lado: "Querem revogar a lei de mercado", diz Clube dos 13
Próximo Texto: Cade x Globo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.