São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afastamento de Renan "vem tarde demais", afirma Peres

Para o relator de um dos processos contra o peemedebista, a autoridade dele se "derreteu'

Jefferson Peres diz que o senador perdeu a confiança de vários colegas da Casa e que isso é irrecuperável; "se Renan voltar, volta a crise"

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Jefferson Peres (PDT-AM) disse ontem que a licença de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado "vem tarde demais" e que o eventual retorno, após 45 dias, implicará o recomeço da crise política. "Simplesmente a autoridade dele se derreteu."  

FOLHA - O que o sr. achou de Renan Calheiros ter se licenciado por 45 dias da presidência do Senado?
JEFFERSON PERES
- Acho que vem tarde demais. Isso permite ao Senado funcionar em clima de normalidade, mas com o retorno dele recomeça a crise. Ele perdeu condições de presidir o Senado, perdeu a confiança de um grande número de senadores e isso é irrecuperável. Se ele voltar, volta a crise. Nesses 45 dias, o Senado vai funcionar.

FOLHA - O sr. é relator do processo de quebra de decoro parlamentar que investiga se ele usou "laranjas" para comprar emissoras de rádio e um jornal em Alagoas.
PERES
- Estou apurando para saber se há provas ou evidências. Sejam quais forem as conclusões desse processo, mesmo que seja absolvido, isso não muda o fato de que ele não pode mais presidir o processo.
Eu fui o pioneiro em apelo que fiz, já em maio. Eu disse que não deveria permanecer porque era incompatível. Ele [Renan] não ouviu, pensava que podia continuar manipulando o Senado a seu bel-prazer. Se deu mal. Pior do que ele ficou a instituição, porque teve um prejuízo enorme.

FOLHA - O sr. acha que ele poderá reassumir a presidência?
PERES
- Ele não tem condições políticas de comandar o Senado. Se você perguntar em off a dez senadores, nove dirão isso. Deixou de ser uma questão partidária. Simplesmente a autoridade dele se derreteu.


Texto Anterior: Janio de Freitas: De uma crise a outra
Próximo Texto: Jornalismo: Folha encerra 7ª turma do curso de treinamento em artes gráficas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.