São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ideli cobra de Lula mais atenção ao Senado e espaço para PT no governo

Líder da bancada diz que Lula só teve uma reunião com os senadores petistas

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) reclamou ontem de suposta falta de atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Casa, o que não contribuiria para contornar crises, e reivindicou para o partido cargos "estratégicos" na composição do novo governo.
Após reunião da bancada do PT no Senado na semana passada, Ideli pediu ao chefe-de-gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, que marcasse um encontro de Lula com os senadores do partido.
"A reivindicação é que ele nos ponha na agenda. Em quase quatro anos o presidente Lula esteve uma única vez com a bancada do PT no Senado", disse a senadora, referindo-se a um jantar em dezembro de 2004 na casa do então líder do governo, Aloizio Mercadante.
A líder do PT reclamou da relação do presidente com os senadores, inclusive com os de oposição. "O Senado tem uma constituição diferente da Câmara e o presidente não dá o tratamento necessário para o arrefecimento das crises. Muitas vezes bastaria um telefonema que metade da crise estaria resolvida", afirmou.
Ao contrário da Câmara, o governo não tem maioria confortável no Senado. Essa correlação de forças deve ficar ainda mais estreita no próximo ano. Ao reclamarem da atenção dispensada pelo presidente Lula à Casa, senadores costumam dar o exemplo de Fernando Henrique Cardoso, que costumava ligar para os parlamentares.
Assim como a bancada do PT na Câmara, que decidiu disputar espaço político no segundo mandato de Lula, Ideli defendeu ontem que a sigla mantenha postos considerados estratégicos no governo. "Não acho que a gente tenha que brigar por ocupação de espaço de forma aritmética. Alguns postos são estratégicos e é natural que fiquem com o PT", disse.
Ideli também quer de volta a liderança do governo no Senado, ocupada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). "A bancada do PT no Senado pleiteia humildemente a volta da liderança do governo para o PT."


Texto Anterior: Dona de celular afirma que não conhece petista
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.