São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSOL reúne assinaturas para registro definitivo

DA REDAÇÃO

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), criado neste ano pela senadora Heloísa Helena (AL) e pelos deputados federais Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE), conseguiu reunir as 438 mil assinaturas necessárias, segundo exigência da Justiça Eleitoral, para o seu registro definitivo. Coletiva de imprensa está marcada para hoje, em Brasília.
Helena, Babá, Fontes e Genro foram expulsos pelo Diretório Nacional do PT em dezembro do ano passado, acusados de desobedecer a orientações partidárias e de criticar ostensivamente o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando foi lançado, em junho deste ano, Babá definiu o PSOL como uma sigla de "combate à burguesia" e a favor de uma reforma agrária maciça. Com o registro definitivo, a nova legenda pode concorrer nas eleições de 2006.
Fontes foi expulso por ter, segundo o PT, rompido a ética partidária ao divulgar fita de 1987 em que Lula discursa defendendo posições contrárias às de sua gestão.
A senadora e os outros dois deputados saíram porque, entre outras acusações, diz o PT, não cumpriram deliberações da bancada e encabeçaram atos públicos contra a política do governo.


Texto Anterior: PT não vai interferir em decisão de outros partidos, diz Genoino
Próximo Texto: PSDB realiza encontro com prefeitos eleitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.