São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT não vai interferir em decisão de outros partidos, diz Genoino

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse ontem que o partido "não vai se intrometer em assuntos internos" do PMDB e do PPS, que, no fim de semana, decidiram deixar o governo e entregar os cargos de ministros.
Numa crítica velada aos dois partidos, Genoino observou que "até o momento, não foram apresentadas divergências de conteúdo ou divergências fundamentais em relação aos rumos do governo". Apesar da declaração de independência do PMDB, Genoino afirmou que "o importante é manter a política de aliança com os parlamentares que apóiam o governo do presidente Lula no Congresso Nacional", sinalizando que o PT pretende continuar contando com o apoio dos peemedebistas que discordaram da decisão de sair do governo.
Para o presidente nacional do PT, "o fato de ter candidato próprio em 2006 não é motivo para sair do governo, até porque o presidente Lula deixou claro que qualquer partido que apóia o governo e quiser ter candidato em 2006 tem plena liberdade". Um dos motivos para o PMDB deixar o governo é a alegação de que pretende lançar candidato próprio à sucessão de Lula.
Genoino minimizou as supostas dificuldades que o governo enfrentará no Congresso para aprovar projetos de seu interesse.
O PMDB tem a segunda maior bancada da Câmara e a maior do Senado. Dos 22 senadores, 20 são pela permanência da sigla no governo. Entre os 76 deputados federais, 46 disseram que ficarão.
Genoino evitou avaliar se a independência do PMDB é um sinal de que o partido pretende se unir ao PSDB nas eleições de 2006. Ele disse que hoje tem se dedicado a discutir a sucessão da mesa na Câmara e no Senado e a escolha da nova liderança do partido.


Texto Anterior: Lula tenta estreitar relação com governistas do PMDB
Próximo Texto: PSOL reúne assinaturas para registro definitivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.