São Paulo, segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Dados sobre pessoal são sigilosos, diz agência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Vinculada à Presidência, a Abin informou por meio de sua assessoria que "tem como política de segurança não fornecer informações que envolvam questões de pessoal". Indagada se autorizou a criação da BR Capital Press, disse que não é da competência da Abin autorizar a criação de empresas.
A Abin declarou que são sigilosas as informações sobre a forma de remuneração e as fontes empregadas na inteligência. Ao responder por que monitora movimentos de sem-terra, disse que "realiza acompanhamentos sistemáticos de eventuais ameaças à sociedade".
"Sempre que há ameaça ao patrimônio, fazemos ações de inteligência. Temos conhecimento do modus operandi desses manifestantes [do MST]", disse o diretor interino da Abin, Wilson Trezza, em sabatina em novembro no Senado, quando afirmou que o MST não pode ser tido como violento porque tem correntes moderadas.
Os donos da BR Capital Press admitem que foram cedidos oficialmente para a Abin antes de registrarem a empresa. "Como servidores, sim [prestamos serviços para a Abin]. Mas não como agência. Uma coisa não tem nada a ver com a outra", disse Emanoel Viana, administrador. Ao ouvir da reportagem o histórico sobre a criação da BR Capital Press em parceria com a Abin, o outro sócio, Delcio Rodrigues, que disse ser PM aposentado e fotojornalista, afirmou: "Passado é passado".
Questionado se a Abin nunca os procurou para trocar informações, disse: "A princípio, especificamente, não. Com exclusividade, não". Os donos não quiseram receber a Folha no escritório da BR Capital Press. Indagado por telefone sobre clientes, Rodrigues falou em "prefeituras e jornais". Diante do pedido dos nomes dos municípios, primeiro disse não saber citar; depois, afirmou que não listaria a clientela para evitar o risco de perdê-la.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crise atinge Ministério Público do DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.