São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jutahy diz que 34 tucanos vão eleger petista

DA REPORTAGEM LOCAL

Aberta uma crise no partido, o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Magalhães (BA), apresentou aos tucanos o resultado de consulta a deputados para escolha do candidato à presidência da Câmara.
De acordo com Jutahy, pelo menos 34 dos 63 deputados declararam apoio à tese da proporcionalidade, em favor do líder do governo da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Só oito tucanos teriam manifestado intenção de votar no atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP), enquanto oito teriam defendido o lançamento de candidatura avulsa.
Ainda segundo Jutahy, nove deputados não foram encontrados ou não se manifestaram. Além desses, quatro deputados do Ceará não foram consultados porque, durante a sondagem, Léo Alcântara avisou que a bancada estadual deixará o partido.
Durante a campanha, Alcântara, candidato à reeleição, entrou em choque com o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, que defendia apoio a Cid Gomes (PSB) ao governo do Ceará. O voto de Léo Alcântara foi registrado a favor de Aldo. "Não sei se foi certo ou não, mas os outros quatro não foram ouvidos", diz Jutahy.
Aliados de Jutahy chegaram a calcular em 36 ou 37 o número de adeptos da proporcionalidade, mas ele prefere ser mais conservador.
Para Jutahy, a divulgação dos números pode dispensar a necessidade de reunião da bancada para discutir o assunto. Tasso, porém, informou a decisão de convocar a Executiva nesta semana. Jutahy não quis comentar.


Texto Anterior: Rachado, PSDB pode antecipar Executiva
Próximo Texto: Chinaglia é "resgate" para petistas caídos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.