São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha fica desaquecida em seu último dia

ESPECIAL PARA A FOLHA

Com as eleições para os principais cargos praticamente decididas de véspera, a campanha no Congresso parecia funeral em dia chuvoso, no Senado, e quermesse pobre do interior, na Câmara.
Corredores, plenário e o Salão Verde da Câmara foram tomados por garotas uniformizadas, cartazes, faixas e até fotocópias, penduradas como gambiarras juninas.
Cartazes de Aécio Neves (PSDB-MG) e de Inocêncio Oliveira (PFL-PE) disputavam espaço com candidatos desconhecidos a ponto de se apresentarem aos colegas, como Barbosa Neto (PMDB-GO), aspirante à 2ª vice-presidência da Casa, que apertava mãos e dizia: "Muito prazer".
Os ilustres anônimos usavam as paredes da Câmara até para disputar suplências de secretário da mesa. Cada suplente tem direito a nove assessores de gabinete.
Enquanto isso, no Senado, o clima de disputa acirrada foi trocado por uma certa melancolia em torno de Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), cujo futuro político se comentava como incerto.
Ele recebeu mais de cem prefeitos baianos, que o saudaram na chegada. Depois, posou para fotos ao lado dos funcionários do gabinete. Por último, posaria com o filho Antonio Carlos Magalhães Jr. e os netos ACM Neto e Luís Eduardo Filho, apontados como seus sucessores políticos.
Um repórter perguntou: "O senhor está sentimental, senador?".
"Eu não", rebateu, reassumindo o lado durão. "Estou tranquilo." Após a votação, assumiria uma certa decepção com os votos da oposição. "Foi um pouco pior do que esperava. Achei que teríamos cinco ou seis votos a mais."
Resumindo o clima de marasmo da sucessão, chegaram a se formar rodas de jornalistas em torno do comediante Lúcio Mauro, da Rede Globo, que dava entrevistas a torto e a direito sobre o sobrinho: o novo presidente do Senado, Jader Barbalho. "Vim dar a bênção para ele", dizia.
(CYNARA MENEZES)


Texto Anterior: Acordos tiram importância de PSDB na Mesa
Próximo Texto: Resultados fortalecem Serra para 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.