São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano faz Kassab de secretário, diz deputado petista

DA REPORTAGEM LOCAL

Homem forte da gestão Marta Suplicy (2001-2004) em São Paulo, o deputado eleito Rui Falcão volta hoje à Assembléia, após oito anos afastado, para ser o principal formulador de uma bancada com uma tripla missão: confrontar Serra, defender Lula e preparar o caminho para a volta da ex-prefeita ao comando da capital.

 

FOLHA - Como será fazer oposição a um governo que terá base ampla?
RUI FALCÃO -
Nós fomos eleitos para esse função. Será uma oposição sistemática e programática. O Serra está governador, mas é candidato a presidente. Tem no Gilberto Kassab [PFL, prefeito da capital paulista], uma espécie de secretário estadual para assuntos da capital. Há deputado sendo deslocados da Assembléia para cargos no Executivo municipal. Então, nós teremos relação com as bancadas federal e municipal [em São Paulo] do PT. O principal reduto de oposição ao presidente Lula está no Estado.

FOLHA - Quais as áreas do governo estadual que o sr. entende que devem ter fiscalização constante da Assembléia?
FALCÃO -
As referências que a gente tem para fazer oposição é o modo petista de governador, cujo exemplo mais acabado foi a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy em São Paulo. Os CEUs, por exemplo, podem ser ampliados para o Estado, que agora teve reprovação generalizada no Enem. Entre os problemas, você tem a Febem, que muda de nome e mantém o mesmo conteúdo, além da crise na segurança e até a saúde.

FOLHA - O PT teme um rolo compressor que aprove, por exemplo, leis delegadas?
FALCÃO -
Se houver, nós não aceitamos. Seremos contra

FOLHA - Se Serra tiver a mesma atitude que Lula tem com o Legislativo, estará bom para o PT?
FALCÃO -
São realidades diferentes, mas o presidente Lula tem demonstrado em sucessivos episódios muito mais respeito do que os governos tucanos em relação às Assembléias.


Texto Anterior: Leis delegadas existem desde 1967 em Minas
Próximo Texto: Igreja veta show de Sandy e Junior para papa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.