São Paulo, sábado, 15 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

GOFFREDO TELLES JUNIOR, jurista:
"A morte dele é uma coisa muito triste, nós somos amigos. Fomos companheiros desde a nossa mocidade. (...) A morte dele é a morte de um grande pensador, de um vulto excepcional em nossas vidas jurídicas e no pensamento jurídico nacional e internacional"

MÁRCIO THOMAZ BASTOS, ministro da Justiça:
"É um dos maiores vultos da filosofia e da história do direito. Tive a alegria de ser seu aluno e conviver com uma inteligência poderosa a serviço de uma invariável dedicação ao bem comum"

CELSO LAFER, ex-ministro das Relações Exteriores:
"É um homem de coragem, de convicções, cujos acertos são incontestavelmente superiores ao erros. Ele encontrou um caminho que me parece dos mais fecundos para o entendimento do direito, da filosofia e do nosso país"

ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI, ministro do STF:
"Foi o que os antigos chamavam de intelectual nefelibata: estava sempre com a cabeça no universo da cultura e com o pé firmemente fincado no chão da vida profissional. Deu ao Código Civil a visão social que faltava: responsabilidade social nas relações privadas, um avanço extraordinário"

GILMAR MENDES, ministro do STF:
"Miguel Reale não foi apenas um grande doutrinador nas matérias do direito produtivo tradicional como também o professor por excelência de filosofia do direito e teoria do direito"

MARCO AURÉLIO DE MELLO, ministro do STF:
"A obra dele é definitiva. Ele morreu, mas a obra fica. Formou muitos mestres e dominava as diversas áreas do direito à mercê de uma formação humanística"

SEDI HIRANO, pró-reitor de Cultura e Extensão da USP:
"Foi reitor da USP num dos períodos difíceis, da ditadura. (...) Em última instância, representou o equilíbrio entre o Estado de Direito e o Estado de exceção"

AGENOR MÔNACO, advogado, aluno de Reale em 1954:
"Serei aluno dele sempre. Quando fui portador de uma nota 10 dele, em Filosofia do Direito, isso teve para mim mais significação que o próprio diploma"


Texto Anterior: Vida de Reale oscilou entre o direito e a política
Próximo Texto: Escândalo do mensalão/Hora das conclusões: CPI entrega à PF lista de assessores suspeitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.