São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

MST faz quarta invasão de terra no sertão de PE

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu na madrugada de ontem uma área do governo federal em Petrolina (770 km de Recife) onde está sendo desenvolvido um projeto de irrigação com as águas do rio São Francisco.
Cerca de 800 famílias participaram da ação, segundo a Polícia Militar. O MST classificou a invasão como "uma das maiores da história do Estado".
De acordo com a Polícia Militar, os sem-terra bloquearam o acesso ao projeto às 5h40. A situação era tranqüila no local. Cerca de 20 PMs acompanharam a movimentação e esperavam a Polícia Federal e um oficial de Justiça.
Foi a quarta invasão feita pelo MST em Pernambuco no chamado "abril vermelho". A área invadida, com mais de 33 mil hectares, abriga o Projeto Pontal, que pretende irrigar 7.700 hectares do sertão pernambucano.
De acordo com o MST, mais de 2.000 famílias que foram "expulsas na desapropriação das terras para o projeto" esperam há oito anos por assentamento.
Ainda segundo o movimento, há a informação de que as famílias deverão ser assentadas em áreas sem irrigação e com más condições para a agricultura.
A Folha não conseguiu localizar ontem nenhum representante da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que dirige o projeto, para comentar o caso.
Segundo o MST, com a implantação do projeto, o rio São Francisco "beneficiará apenas poucas empresas do agronegócio."


Texto Anterior: Segurança aponta avanços de gestão no 1º trimestre
Próximo Texto: Conferência expõe indecisão da igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.