São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despesas foram aprovadas pela CGU, diz reitor

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O reitor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ulysses Fagundes Neto, 62, informou ontem, por meio de nota, que todos os gastos realizados por ele com o cartão corporativo foram auditados e aprovados pela Controladoria Geral da União (CGU).
O documento informa que, no caso específico de algumas despesas feitas em 2006 com o cartão corporativo, "cabe lembrar que já haviam sido auditadas, respondidas e tiveram uma solução encaminhada em 2007".
A CGU informou que não analisa todas as contas, mas apenas amostras.
Na nota oficial, o reitor não explicou o uso do cartão corporativo em compras exóticas, como na aquisição de produtos capilares em Miami (EUA) e de malas em Pequim (China).
Ele abordou as viagens para Orlando (EUA), onde ficou hospedado em hotel da Disney World, e para a Alemanha -não esclareceu, no entanto, os gastos na loja alemã Nike Town.
O reitor informou que "todas as viagens realizadas por ele foram previamente autorizadas" pelo MEC (Ministério da Educação). A assessoria do ministério negou a informação e disse que a universidade tem autonomia.
"As despesas feitas em viagens foram lançadas no cartão corporativo e pagas com recursos das diárias de viagem a que todo funcionário tem direito quando trabalha no exterior ou com recursos próprios [quitadas antes do vencimento do cartão]. As diárias variam de acordo com o cargo e a localidade da viagem", informou na nota.
Ainda segundo a carta, nas compras feitas no exterior, os gastos que excederam o valor das diárias foram ressarcidos em junho de 2007.
"Eventuais dúvidas remanescentes serão totalmente esclarecidas", informou a assessoria da Unifesp. Segundo o órgão, o reitor irá se manifestar nos próximos dias.

Congressos
O reitor, que é médico especializado em gastroenterologia pediátrica -estudo do aparelho digestivo-, informou ter viajado à Orlando, em outubro de 2006, para participar de um congresso e de uma reunião.
Segundo a nota, Fagundes Neto participou do Congresso da Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição e da reunião científica da Federação Internacional das Sociedades de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição.
Sobre o hotel da Disney, informou que todos os congressistas ficaram no mesmo hotel, que foi reservado pelos organizadores do congresso.
Na Alemanha, disse ter viajado para participar do 39º Congresso da Sociedade Européia de Gastroenterologia Pediátrica e de outra reunião científica.
Por dois dias a Folha procurou o reitor para comentar os gastos no cartão pontualmente. Não houve retorno.

Texto Anterior: Reitor da Unifesp gasta R$ 12 mil com cartão
Próximo Texto: Perfil: Reitor há 5 anos, Fagundes é especialista no aparelho digestivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.