São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

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outro lado

Pasta diz que "meta de atendimento está estabelecida"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Procurado por meio da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia, o diretor do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia, Hélio Morito Shinoda, não quis se manifestar.
A pasta, informada sobre o teor da reportagem, limitou-se a dizer, por meio de nota, que "a meta de atendimento" do Luz para Todos está "estabelecida" em resolução aprovada no mês passado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A resolução aponta a meta de cada um dos Estados para o biênio 2009/2010, fase final do Luz para Todos -510,1 mil em 2009 e 578,4 mil em 2010.
O ministério afirmou ainda que "fará a gestão com os agentes executores para o cumprimento das metas estabelecidas pela resolução". A respeito do fato de pelo menos 168 mil famílias terem ficado de fora da meta, a pasta não se manifestou.
A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) informou que 90 mil famílias não foram incluídas na meta por conta do "elevado custo" das ligações, já que esses domicílios estão em localidades "distantes das redes existentes".
Por conta disso, afirma a companhia, esse tipo de trabalho requer mais tempo e uma "capacidade operacional de que a concessionária não dispõe".
A Coelba também mencionou o risco de, ao buscar essa execução, ultrapassar o limite de até 8% que pode ser repassado às tarifas dos consumidores por conta dos custos de operação e de manutenção da rede.
Sobre os 37 mil domicílios fora da meta, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) afirma que aguarda uma possível terceira etapa do Luz para Todos. Por ora, porém, não existe nenhuma sinalização sobre isso.
A Cemig afirma que, em uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, está verificando em campo todos os clientes sem energia elétrica já cadastrados.
Procurada pela Folha, a Manaus Energia não se manifestou sobre a sobra de 41 mil famílias.


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