São Paulo, sábado, 15 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula iniciará viagens de campanha com visita a Pernambuco, o seu Estado natal

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira viagem de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será para Recife, no dia 22. A coordenação de campanha prepara um grande comício do petista no centro da capital pernambucana. Apesar de o melhor desempenho eleitoral de Lula ser no Nordeste, o PT avaliou que seria simbólico começar a campanha no Estado natal do presidente. Além disso, será o teste dos palanques duplos.
Anteontem, numa tentativa de valorizar as origens do partido, o PT realizou em São Bernardo do Campo (Grande SP) um jantar para o lançamento oficial da candidatura de Lula. O evento foi no restaurante São Judas Tadeu, local que há 27 anos foi utilizado para as primeiras reuniões do partido.
Já foram convidados para o ato político em Recife os candidatos ao governo do PT, Humberto Costa, e do PSB, Eduardo Campos. Também estarão presentes os candidatos ao Senado Luciano Siqueira (PT) e Jorge Gomes (PSB). Após a passagem por Pernambuco, Lula seguirá para Salvador, no domingo.
Os coordenadores da campanha do PT já consideram a possibilidade de o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, alcançar o mesmo percentual de votos de José Serra (PSDB) na disputa em 2002, cerca de 36%. Isso levaria a disputa a um segundo turno. Por isso, o partido optou por não abandonar por completo o Nordeste, região que sustenta a liderança de Lula nas pesquisas.
"O grau de desconhecimento do eleitor sobre a figura do Alckmin o ajuda", confidenciou um dirigente petista à Folha. Os coordenadores da campanha de Alckmin dizem que, se o tucano chegar ao fim do mês com cerca de 39% nas pesquisas, haverá segundo turno.
Nas semanas seguintes, a coordenação de campanha decidiu que as viagens devem ser concentradas nas regiões Sul e Sudeste, onde Lula tem as maiores rejeições.
Um dos primeiros Estados a ser visitado por Lula deve ser o Rio Grande do Sul. Pesquisas encomendadas pelos petistas apontam que houve uma recuperação do candidato petista ao governo, Olívio Dutra, que apareceria em empate técnico com o governador Germano Rigotto (PMDB). (MALU DELGADO)


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Alckmin espera receber apoio de Itamar em Minas
Próximo Texto: Cristovam diz que Bolsa-Família condena povo à pobreza e elogia programa de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.