São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano anterior foi feito durante o governo JFK

DE WASHINGTON

Apesar de ser o mais recente a ser liberado, "Um Plano de Contingência para o Brasil" não é o único preparado pelo governo norte-americano para lidar com o Brasil no período imediatamente anterior ao golpe militar. Um deles é citado pelo ex-embaixador dos EUA no Brasil Lincoln Gordon nos parágrafos finais do texto, em que ele se refere ao "documento de 30 de setembro de 1963 do LAPC".
Trata-se da "Proposta de Política de Curto Prazo -Brasil", elaborada ainda sob o governo de John Fitzgerald Kennedy (197-1963), que seria assassinado menos de dois meses depois.
LAPC é a sigla para Latin America Policy Committee (comitê de política latino-americana), criado pelo presidente democrata no ano de 1962, cujo objetivo era lidar com "assuntos de contra-insurgência" no continente.
Nele, são listados doze objetivos. Entre eles estão "promover a divisão e o conflito dentro da e entre a extrema esquerda e grupos ultranacionalistas" (item 9) e "fortalecer a a orientação basicamente democrática e pró-EUA dos militares" (item 11). (SD)


Texto Anterior: Plano dos EUA antecipou ação dos militares
Próximo Texto: Políticos do Brasil se saem mal em classificação dos diplomatas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.