São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Satiagraha, fase 2

Ao longo das 245 páginas de inquérito, o delegado Protógenes Queiroz dá uma série de pistas do que deverá ser a segunda fase da Operação Satiagraha. Entre os documentos que a Polícia Federal deixou para posterior investigação está o arquivo com detalhamento das movimentações financeiras de cotistas que fizeram aplicações ilegais no Opportunity Fund.
"Deixaremos para aprofundar estas questões em instrumento próprio, vamos nos deter à prática de gestão fraudulenta praticada por Daniel Dantas", diz o delegado. Ele dá o caminho que seguirá para apanhar quem cometeu crime de evasão de divisas: realizar "um cruzamento futuro tomando a declaração de Imposto de Renda com movimentação bancária".



Depoimento. Na reunião da coordenação política, ontem, Gilberto Carvalho relatou as conversas que teve com Luiz Eduardo Greenhalgh. Afirmou que não ouviu dele em momento nenhum que o "cliente" que estaria sendo seguido por pessoas que diziam ser da presidência era próximo de Daniel Dantas.

Nitro. Comentário nos bastidores da operação da Polícia Federal é que o executivo Humberto Braz, que se entregou ontem, é ""homem-bomba" em potencial. Apontado como braço direito de Daniel Dantas, ele possui amplo leque de relações no Congresso e no mercado financeiro.

Pânico. Dada a amplitude das relações políticas de Dantas com políticos de todos os partidos, a Operação Satiagraha foi batizada entre os parlamentares do Congresso de "Essa aí me agarra".

Espuma. Do presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo, Ricardo de Castro Nascimento, jogando água fria na articulação pelo impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes: ""É tremendamente açodado, não há elementos para isso".

Brechas 1. Advogados de defesa dos acusados questionam dois pontos centrais no inquérito: primeiro, o fato de a investigação descrever crimes que teriam ocorrido "ao longo desses 12 meses" de investigações da operação, quando as provas e a gênese do caso são mais antigas.

Brechas 2. O segundo ponto questionado é a razão de o processo ter ido parar nas mão do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, se originalmente a investigação corria na 2ª Vara, ambas de São Paulo.

Lenha. O PSOL prepara ação direta de inconstitucionalidade para questionar no STF a compra da BrasilTelecom, que tem entre os sócios Daniel Dantas, pela Oi. O negócio, para ser efetivado, depende de decreto de Lula mudando a legislação do setor.

Nova data. A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara remarcou a audiência sobre o suposto pagamento de propina da Alstom a tucanos para o dia 6 de agosto. A primeira reunião foi cancelada, em junho, pela ausência do presidente da empresa para as Américas, Thibault Desteract. Agora, o encontro ocorrerá mesmo sem ele.

Devagar.... Lideranças da oposição tentam a adesão de governistas ao ofício que pede a retirada da "urgência constitucional" do projeto que cria o fundo soberano, enviado ao Congresso pelo Planalto.

...com o andor. O principal argumento do ofício, redigido pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), é que, além de não haver "sobras" para alimentar o fundo, o país vive uma pressão inflacionária que ameaça a sua economia.

Vôo solo. Santinhos que o presidente da Câmara paulistana, Antonio Carlos Rodrigues (PR), tem distribuído na cidade não fazem menção a Gilberto Kassab (DEM). O vereador avalizou o apoio de seu partido ao projeto reeleitoral do prefeito. A tiragem desse material de campanha é de cerca de 1 milhão de unidades.

Companheiros. O candidato do PSDB à prefeitura paulistana, Geraldo Alckmin, apostou na seara petista em sua primeira semana de campanha: visitou oito sindicatos.

Tiroteio

"Ter boa intenção é louvável, mas investigações têm de ser fundamentadas, sob o risco de se repetir os fiascos perpetrados pelo procurador Luiz Francisco, conhecido por sua pirotecnia."

Do senador DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), sobre o relatório do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha.

Contraponto

Passe amanhã

Em 2000, o então vice-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi até a produtora responsável por sua campanha à prefeitura naquele ano para gravar seu primeiro programa, quando se deparou com um segurança na porta. Na época, tinha apenas 1% nas pesquisas.
Ao tentar entrar na produtora, o segurança abordou o tucano e perguntou:
-Aonde o senhor vai?
-Eu sou candidato,- respondeu Alckmin, triunfante.
O funcionário não teve dúvidas e rebateu prontamente:
-Não temos nenhuma vaga atualmente.


Próximo Texto: Dantas pagou advogados ligados ao PT sem contrato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.