São Paulo, quarta, 15 de julho de 1998

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SUCESSÃO
Campanha curta força PT a planejar poucos comícios, que só devem começar depois do horário eleitoral na TV
Lula decide fazer viagens "temáticas"

PATRÍCIA ANDRADE
da Reportagem Local


Na tentativa de correr contra o relógio que marca o tempo da mais curta campanha eleitoral do país, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, vai pautar sua agenda, a partir da próxima semana, em cinco temas: agricultura, saúde, emprego, educação e política industrial.
São praticamente os mesmos temas que nortearam o programa de governo do candidato Fernando Henrique Cardoso em 1994, cujo principal símbolo era uma mão espalmada em que cada um dos dedos significava um assunto: agricultura, saúde, educação, emprego e segurança pública.
As viagens de Lula serão preparadas tendo como base a discussão dessas questões. No lugar da segurança, entrou a política industrial.
"Precisamos criar fatos, visitando cidades que tenham simbologia", afirma o coordenador de agenda e mobilização da campanha de Lula, Delúbio Soares.
Um exemplo dessa simbologia é a visita que o candidato fará, nesta sexta, à cidade de Irecê, na Bahia.
Irecê é o maior produtor de feijão do Nordeste e, com a quebra da safra 97/98, os agricultores passam dificuldades.
A agricultura estará de novo no centro das atenções na próxima semana, quando o candidato participa do "Grito da Terra" em Brasília, ato organizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).
Também na semana que vem, Lula deve ter um encontro com o líder sul-africano, Nelson Mandela, que estará no Brasil.
Os périplos temáticos vão tomar conta da agenda do candidato até o dia 18 de agosto, data do início do horário eleitoral gratuito.
A discussão dos temas nas viagens servirá como subsídio para o detalhamento do programa de governo, que será apresentado no horário eleitoral.
Por causa da campanha curta -cerca de três meses -, estão previstos poucos megacomícios, que só devem começar depois do início da propaganda na TV.
Com pouco dinheiro no caixa, a estratégia é concentrar a campanha nos cem maiores municípios do país.
Apesar disso, será montada uma estrutura mínima de campanha em todas as cidades brasileiras.
O comitê central de Lula deve ser inaugurado em São Paulo no sábado. A casa tem 17 cômodos e foi pintada com as cores da bandeira nacional.
A privatização da Telebrás, outro assunto recorrente na campanha de Lula, será debatida na sede do PT em São Paulo na próxima segunda-feira com empresários e sindicalistas.

Apoios

O PT quer ampliar sua base de apoio sindical.
Além da CUT (Central Única dos Trabalhadores), os petistas tentam atrair o apoio de outras centrais, como a CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), que teve entre seus fundadores o ex-ministro do governo Collor Antônio Rogério Magri.



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