São Paulo, quarta, 15 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT buscará voto da periferia

João Wainer-12 jan. 98/Folha Imagem
Mano Brown, dos Racionais MCs, vai apoiar a candidatura de Lula


da Reportagem Local e da Redação

O PT quer se aproximar, nesta campanha, dos jovens que vivem na periferia das grandes cidades, um eleitorado que não lhe dá muitos votos, segundo avaliação do próprio partido.
Para ganhar o apoio dessa "galera", o PT vai organizar uma plenária com a juventude no dia 1º de agosto.
O grupo Racionais MC's, banda de rap paulista de maior sucesso hoje, vai ajudar o PT a entrar nessa seara.
Na eleição de 94, o líder do grupo, Pedro Paulo Soares, 28, o Mano Brown, já havia apoiado o partido, mas a estratégia não funcionou a contento.
Em um comício na Capela do Socorro (zona sul de SP), Lula e José Dirceu, que concorriam pelo PT à Presidência da República e ao governo de São Paulo, respectivamente, tiveram de fugir de pedradas.
Mesmo assim, o PT tem interesse na influência da banda na periferia. Sem fazer promoções em rádios e sem ir a programas de TV, o grupo já vendeu mais de 500 mil cópias de seu último disco, "Sobrevivendo no Inferno" (1997).
Mano Brown, um dos três vocalistas da banda, cresceu em Capão Redondo (zona sul de SP), bairro mais violento da capital paulista no ano passado -teve uma média de 17,5 homicídios por mês.
Seguindo o estilo do rap (ritmo e poesia, em inglês), as músicas dos Racionais são longas e descrevem com realismo o cotidiano de quem vive na periferia de São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.