São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT quer processo contra ONG que critica corruptos

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretório do PT de São Paulo informou ter apresentado ontem uma notícia-crime ao Ministério Público Eleitoral contra a ONG Transparência Brasil, pela campanha na internet em que orienta eleitores a não votar em candidatos envolvidos em escândalos como o do mensalão e dos sanguessugas.
Em nota divulgada ontem, os petistas dizem ver excesso da organização ao chamar os candidatos ao Legislativo de "mensaleiros, vampiros e outros animais da mesma família".
De acordo com a nota, "alguns" deputados foram envolvidos "nos episódios que a mídia denominou "mensalão", mas todos foram absolvidos", e o PT se baseou na "presunção da inocência" para aceitar os nomes de "deputados absolvidos por seus pares", princípio constitucional não respeitado agora pela Transparência. O partido pede liminar para a retirada dos termos ofensivos do ar.
O diretor-executivo da organização, Cláudio Weber Abramo, disse ver a ação do PT descabida porque no site não há acusação contra ninguém, mas informações públicas de candidatos de vários partidos, não só do PT. "É paranóia de petista."
Segundo Abramo, o termo "mensaleiros, sanguessugas, curupiras e outros bichos" foi um referência feita por ele, e não pela ONG. "Usei os termos utilizados pela Polícia Federal, que dá nome de animais", disse.
Para o diretor, o fato de os parlamentares mensaleiros serem absolvidos por "seus pares" não representa a inocência, e não querer votar em gente indiciada é uma opinião que qualquer eleitor pode ter. (RP)


Texto Anterior: Eleições 2006/Estados: Governadores podem ganhar em 17 Estados
Próximo Texto: Duda Mendonça é acusado por corrupção com governo do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.