São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Boas vindas ao medo

Na manchete do WSJ.com, a queda em Wall Street pelos "temores sobre o consumo e os novos sinais de problemas no crédito". E na do FT.com, o apelo do presidente do banco central europeu, por "calma".
Por aqui, na manchete dos portais e sites de jornais, Bovespa "despenca" e dólar "dispara". Ou, pela voz calma de Fátima Bernardes, "o nervosismo voltou".
De volta ao "FT", ontem falou o oráculo, por Martin Wolf, referência global, sob o título "O medo faz um retorno bem-vindo". Diz que "mercados financeiros, e particularmente seus grandes atores [big players], precisam de medo". E agora vem aí "um período de reconhecer perdas" e "apertar condições de crédito".

BRASIL VS. EUA
Por aqui e até na Índia, no "Economic Times", se noticia o embate entre Brasil e EUA, daqui a dias na Organização Mundial do Comércio, por conta do subsídio americano à agricultura. A novidade é que a Índia pediu para tomar parte -ao lado do Brasil.

ONU E O ETANOL
O "FT" publicou artigo do diretor da FAO, a organização de agricultura da ONU, com a proposta de fazer uma cúpula sobre regras para o álcool. A idéia é que o etanol, como produzido por EUA e Europa e com barreiras à importação, ameaça ampliar a pobreza.

O FUTURO DA ILHA
Enquanto a concorrente "Piauí" vai de FHC, a "Caros Amigos" dá na capa, "Estreamos novo colunista: Fidel".
Já o "Granma", ontem, anunciou "profunda reflexão do comandante", série de quatro ou cinco textos a saírem a partir de hoje. Seu "interesse é que fatos decisivos da história pátria sejam conhecidos pelas novas gerações".
E ontem no "El País" Jorge Castañeda escreveu que a "prolífica produção de colunas" por Fidel e outros fatos "geram discussão sobre o futuro da ilha, quando sua era acabar". Pergunta aos cubanos se, "em uma semana ou em dois anos", eles se unirão à democracia que marca a América Latina ou vão seguir no histórico isolamento.

O PÚBLICO BRANCO
O "Berliner Zeitung" tratou ontem da "compreensível", na tradução da BBC, busca de alternativas de mídia pelos governos da América Latina, "sobretudo de esquerda".
Cita a Globo, que "nenhum governo ousou enfrentar", e a "Veja", que faz "jornalismo crítico, mas dirigido a público branco de classe média".

OUTRAS ONDAS
O "Independent", no novo caderno "Media Weekly", deu longa reportagem sobre a implantação em Parada de Lucas, no Rio, de uma rádio digital. "A idéia é manter os garotos longe das gangues de drogas", declarou o britânico que monta a emissora junto com o AfroReggae, que atua em várias favelas cariocas.

blog.cansei.com.br
"INDIGNAÇÃO"
De um lado, o "JN" volta a priorizar o acidente e "a pista escorregadia". De outro, na reta final, o Cansei apela às estrelas em seu blog, que traz no alto Hebe Camargo (SBT), Ivete Sangalo, Regina Duarte e Ana Maria Braga (Globo)


"PERSEGUIÇÃO"

ow.com.br

Enquanto o "SPTV" abria com as cenas gravadas pela Polícia Civil para a prisão, ecoava por portais como iG e G1 o vídeo feito pelo próprio Oscar Maroni Filho, da "boate Bahamas", denunciando "perseguição", ao som de "Fera Ferida", de Roberto e Erasmo.


Texto Anterior: Congresso: Tucano mostra projeto à OAB, que planeja ato anticorrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.