São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A PALAVRA

Tucano utiliza tom professoral

MARTA A. DE ANDRADA E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O discurso de José Serra é marcado pelo tom didático e professoral, com pausas muitos longas, nas quais surgem vícios de linguagem como "ahhh...". Chega a ser às vezes cansativo. Sua grande habilidade como orador está relacionada ao português impecável e à capacidade articulatória -o que permitiu que a palavra "exeqüibilidade" fosse dita duas vezes sem tropeço.
O tucano é o candidato que mais utiliza palavras inusitadas e/ou desconhecidas por grande parte da população, característica ao mesmo tempo positiva e negativa para um bom orador. Algumas de suas exemplificações, na tentativa de popularizar o discurso, soam inadequadas. Exemplo disso foi a caracterização do PSDB como "segundo marido" para dizer que o partido é geralmente a segunda opção dos que votam nos adversários.


Marta A. de Andrada e Silva é fonoaudióloga, professora-assistente de Fonoaudiologia da PUC-SP e professora-adjunta do curso de Fonoaudiologia da Santa Casa de SP


Texto Anterior: A cena: Faltam vibração e tônus a Serra
Próximo Texto: A roupa: Serra, elegância ao estilo FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.