São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalistas se opõem ao CFJ, revela consulta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma consulta feita pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal entre filiados de 8 e 10 de setembro envolvendo um grupo de 410 profissionais, mostrou que 56% deles são contrários à criação do Conselho Federal de Jornalismo, 37% são favoráveis e 7% não opinaram.
Os jornalistas responderam a mais duas perguntas: 62% não crêem que o CFJ irá garantir qualidade na informação, contra 29%; e 48% acham que ele não poderá inibir o exercício da atividade por profissionais não habilitados, contra 42%.
A entidade fez enquete na internet de 26 de agosto a 13 de setembro, e o resultado foi similar. Dos 304 entrevistados, 54,6% são contrários à existência do CFJ, enquanto 45,3% ficaram a favor.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Maurício Rands (PT-PE), em debate na Ordem dos Advogados do Brasil, criticou o envio do projeto, afirmou que este não é "o melhor momento" para a iniciativa e admitiu o risco de o CFJ restringir a liberdade de expressão.
No debate, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murilo de Andrade, disse que o CFJ é uma reivindicação antiga dos sindicatos. O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo, criticou o projeto. Já o diretor-executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o jornalista da Folha Fernando Rodrigues, questionou a representatividade dos sindicatos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Jobim atribui tentativa de controle à falta de objetividade da imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.