São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Firula esperada
Os advogados de José Dirceu (PT-SP) avisaram aos membros do Conselho de Ética que não pretendem estender a votação do parecer de seu processo até quinta-feira. Mas a cúpula da comissão dá como certo o pedido de vista de Angela Guagagnin (SP), única petista no órgão.

Cubo mágico
O sorteio de relatores dos processos dos 13 cassáveis no Conselho de Ética promete ser um capítulo à parte na novela dos "mensaleiros". No caso dos três petistas de São Paulo, consideradas as exclusões de Estado e partido, apenas quatro deputados podem assumir a tarefa.

Falha nossa 1
Sumiu do site da Câmara, na noite de quarta-feira, o decreto legislativo de nº 16/94, de autoria de José Dirceu, que suspende a possibilidade de renúncia de parlamentar que já tiver procedimento contra si instaurado ou protocolado pela Mesa.

Falha nossa 2
O decreto, que antes aparecia junto da inscrição "em vigor", serviu de base a Roberto Freire (PPS-PE) para argumentar que os deputados da "lista dos 13" não podem mais renunciar.

Trote
Dos cerca de 1.600 telefonemas de Marcos Valério entregues à CPI dos Correios com a quebra de seu sigilo, mais de 500 chamadas não foram identificadas pelas companhias telefônicas.

Linha cruzada
Cruzamento dos dados da quebra de sigilo revelam ligações feitas da portaria da DNA para o Planalto, e de Valério para o pai de Delúbio Soares.

Prestando contas
Apesar de as novas investigações do caso Santo André correrem em sigilo, a CPI dos Bingos negocia com os promotores da cidade do ABC um depoimento à comissão sobre o assassinato do prefeito do PT Celso Daniel.

Saudades das palmas
A caminho do Porto, o presidente viu no AeroLula o registro em DVD do show de Gilberto Gil e Gal Costa que havia assistido na praça da Bastilha, em Paris, quando esteve na cidade para as comemorações do Ano do Brasil na França -ocasião em que foi muito aplaudido.

Hora de cobrar 1
Com lançamento previsto para 1º de novembro, o relatório anual do Observatório da Cidadania criticará o governo Lula por ter repetido de FHC "o isolamento das políticas econômicas em relação a questões sociais e a natureza basicamente assistencialista da política social".

Hora de cobrar 2
Intitulado "Rugidos e Sussurros", o relatório é produzido por uma rede de ONGs da área social que promete não dar refresco ao governo na campanha eleitoral do ano que vem. Sua versão mundial foi lançada no mês passado em Nova York.

Cara na porta
Presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva até hoje não conseguiu se reunir com o titular do Trabalho, Luiz Marinho, também sindicalista, há três meses na pasta. "E olha que eu o ajudei a virar ministro", diz.

Duas canoas
O PSB, que deve manter a aliança com o PT em torno de Lula, fechou apoio à reeleição do tucano Aécio Neves em Minas. De olho na cláusula de barreira, a sigla calcula que a coligação do governador vá abocanhar mais de 60% dos votos no Estado.

Zona cinzenta
Hiberna na Câmara há 15 anos um projeto do senador Marco Maciel (PFL-PE) que torna obrigatória a identificação e a prestação de contas de lobistas. Pefelistas argumentam que, se o texto fosse o aprovado, o irmão de Lula teria de sair das sombras.

TIROTEIO

Do governador do Paraná, o peemedebista Roberto Requião, a respeito da descoberta de um foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul:
-Se o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, se esforçasse tanto para combater a aftosa quanto o faz para vender transgênicos o Brasil não estaria agora nessa situação.

CONTRAPONTO

Lente de aumento

Na terça-feira passada, antes de a Mesa Diretora da Câmara discutir o encaminhamento dos processos contra os 13 deputados acusados de envolvimento no "mensalão", seus sete integrantes tratavam de outros casos pendentes, entre eles o do deputado Francisco Gonçalves Filho (PTB-MG), conhecido como Chiquinho Parteiro.
Gonçalves afirmara ter visto uma mala cheia de dinheiro a circular pelo plenário da Casa.
Como não provou o que disse, teve a cassação pedida pelo PL. O Conselho de Ética arquivou o caso, mas pediu à Mesa que aprovasse uma advertência.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), submeteu a decisão do Conselho à Mesa:
-Alguém faz objeções?
-Eu!-, disse Thomaz Nonô.
O pefelista então se explicou:
-Vamos aprovar também uma recomendação para que ele consulte um oculista!


Próximo Texto: Em nota, PT omite "mensalão" e liga governo FHC a corrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.