São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2006

Encontro, que não estava nas agendas dos dois, se enquadra na estratégia do peemedebista, que vem criticando o prefeito

Contra Serra, Alckmin se reúne com Garotinho

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-governador do Estado do Rio Anthony Garotinho (PMDB) tiveram ontem um encontro reservado no Palácio dos Bandeirantes, no qual discutiram, entre outros assuntos, a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o ano que vem.
O encontro não foi divulgado nas agendas oficiais do governador e de Garotinho, que é secretário de Governo da administração de sua mulher, a governadora Rosinha Matheus (PMDB). Ela também esteve no Palácio dos Bandeirantes, embora o encontro não constasse de sua agenda oficial divulgada diariamente pelo site do governo fluminense na internet.
Garotinho disputa a indicação do PMDB à Presidência da República na eleição de 2006. Alckmin é tido com um dos postulantes do PSDB à eleição presidencial, candidatura também cobiçada internamente pelo prefeito de São Paulo, José Serra.

Nova estratégia
O encontro de ontem, no qual o ex-governador fluminense reafirmou sua intenção de se candidatar à Presidência, coincide com uma nova estratégia política de Garotinho. Nos últimos dias, ele amenizou o tom dos recorrentes ataques ao PT e ao governo Lula.
Seu alvo agora passou a ser o presidenciável tucano José Serra.
O site de Garotinho (www.anthonygarotinho.com.br) tem como título nesta semana a frase "Serra é o Zé Dirceu do PSDB", comparando o prefeito ao ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu, acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) de ser o mentor do "mensalão".
O site reproduz entrevista concedida à revista semanal "IstoÉ" em que Garotinho critica o prefeito de São Paulo, fazendo alusão a supostas semelhanças nos procedimentos adotados por Serra e por José Dirceu.
O nome de Garotinho não é unanimidade entre os peemedebistas. Outros cotados para assumir o posto de candidato no ano que vem são o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
Segundo interlocutores de Garotinho, o convite para o encontro de ontem partiu de Alckmin.
Procurados pela Folha, assessores do governador de São Paulo confirmaram a realização do almoço no Palácio dos Bandeirantes e disseram que os três políticos discutiram questões "administrativas e políticas" no encontro.


Texto Anterior: Caso Santo André: Polícia faz busca em escritórios de legista
Próximo Texto: Furnas: PF apreende documentos de ex-diretor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.