São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

CASO BATTISTI

Lula dá conselho sobre greve de fome e diz que espera STF

CÍNTIA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Ao ser questionado ontem em Paris sobre a greve de fome anunciada pelo ex-militante italiano de extrema esquerda Cesare Battisti, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu, inicialmente, com um gracejo: "Se eu fosse o Battisti, não faria greve de fome. Eu fiz por seis dias e é muito ruim". O presidente referiu-se ao período em que ele e dirigentes sindicais ficaram presos em 1980.
Depois, Lula respondeu mais seriamente sobre o pedido de extradição do italiano, que está sendo julgado no Supremo. "O presidente da República do Brasil pouco pode fazer quando o processo esta na mão da instância superior da Justiça brasileira. Tenho que esperar a decisão da Suprema Corte para saber se sobra para a Presidência da República alguma coisa para fazer."
Lula encontrou-se ontem com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para discutir uma estratégia comum na reunião sobre a conferência da ONU de mudanças climáticas, em Copenhague, que será realizada em dezembro.
Battisti, que está preso em Brasília enquanto aguarda a conclusão do julgamento do Supremo sobre o pedido de extradição feito pelo governo da Itália, anunciou na sexta-feira por carta ter iniciado uma greve de fome.
O julgamento no Supremo foi interrompido na última quinta-feira e será retomado nesta semana. Falta apenas o voto do presidente da corte, Gilmar Mendes, que deverá ser favorável à extradição. A dúvida é se o presidente Lula vai se manifestar após o julgamento do Supremo e interceder por Battisti.
Segundo a Folha apurou, apesar de negar as quentinhas que lhe são oferecidas pela carceragem, Batistti tem em sua cela alguns biscoitos e doces.
O advogado do italiano, Luís Roberto Barroso, afirmou ontem que não foi avisado por seu cliente sobre o início da greve de fome e não aconselharia tal ato.


Colaboraram a Sucursal de Brasília e
a Reportagem Local


Texto Anterior: Jornalismo: Folha recebe inscrição para programa de treinamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.