São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope também aponta crescimento de tucanos

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Ibope também indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fica atrás do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), em projeção para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2006.
O estudo, divulgado ontem, aponta Serra com 37% das intenções de voto e Lula com 31%. No levantamento anterior do Ibope, encomendado pela TV Globo em outubro, os dois estavam empatados tecnicamente - Lula (31%) e Serra (30%). Ou seja, o tucano ganhou sete pontos percentuais.
Nessa simulação, o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB-RJ) tem 11% e a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), 4%.
No segundo turno, Serra venceria a eleição com vantagem de 13 pontos percentuais: 48% a 35%. O prefeito ampliou sua vantagem em relação à ultima pesquisa do Ibope, em que vencia Lula por 44% a 38%. A sondagem também registra dado positivo para o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que se lançou oficialmente candidato a candidato a presidente nesta semana. Segundo o Ibope, o governador aparece tecnicamente empatado com Lula, no limite da margem de erro, no segundo turno. O petista tem 41%. Alckmin, 37%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
No primeiro turno, porém, Alckmin continua bem atrás de Lula. Quando é o candidato tucano, Lula tem 32% das intenções de voto, contra 20% do governador paulista, mesmo percentual obtido por Anthony Garotinho. Heloisa Helena fica com 7%.
Na simulação com o governador Aécio Neves (MG) como candidato tucano, Lula tem o melhor desempenho: teria 33% dos votos, Garotinho, 22%, e o mineiro, 11%.
O nome do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), foi retirado da lista "porque o prefeito do Rio manifestou que não irá disputar as eleições", disse Marco Antônio Guarita, diretor de Operações da CNI.
Ele avalia que a ausência de Maia não explica sozinho a dianteira de Serra no primeiro turno. Segundo ele, há também migração de votos de Lula.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Janio de Freitas: Os seus representantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.