São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo diz que agiu sob ordem da Justiça do RS

DA REPORTAGEM LOCAL

O subsecretário de Fazenda do Rio Grande do Sul que assinou a revogação da licitação vencida pela empresa do grupo do bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o economista Odir Pinheiro Tonollier, 46, declarou ontem que o governo gaúcho "foi obrigado a assinar o contrato pela Justiça".
"Foi tudo sob ordem judicial. Mandei constar isso na hora da homologação", disse Tonollier, que na época respondia interinamente pela secretaria. Tonollier primeiro afirmou que o motivo para o cancelamento da licitação foi o "preço vil" apresentado pela Capital: "Tínhamos dúvida se ela conseguiria cumprir o edital". Depois, acrescentou que também havia uma "fumaça", uma suspeita, em torno da empresa. "Pelo fato de ser uma empresa de lixo, e de Goiás, causou-nos uma suspeição", disse Tonollier.
O subsecretário afirmou que chegou a ser procurado uma vez por um representante da Capital, cujo nome não se recorda, mas não o recebeu. Disse que nunca esteve com o bicheiro Carlos Ramos e seu irmão, Sebastião: "Desse assunto [loterias e jogos], eu não gostava nada".
Tonollier disse que, antes da assinatura do contrato, consultou o Ministério Público de Goiás para saber se havia acusações contra a Capital na Justiça, mas a resposta foi negativa. "Em nome dos sócios também nada constava. Fizemos essas consultas para saber se conseguiríamos elementos [para não assinar o contrato]."
A Folha procurou ontem os empresários Sebastião de Almeida Ramos Júnior e Lenine Araújo de Souza, por telefone, em suas casas, em Anápolis (GO), mas ambos não foram localizados. Carlos Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que negou ser bicheiro e se disse um "empresário do mercado lotérico", em entrevista concedida ao jornal "O Popular", de Goiânia, tem sido procurado pela Folha desde a última sexta-feira, sem sucesso. Na entrevista ao jornal goiano, Ramos afirmou que é honesto e que foi "extorquido" por Waldomiro Diniz. (RV)


Texto Anterior: Bicheiro venceu licitação do PT gaúcho
Próximo Texto: Direitos Humanos: Alckmin retém indenizações a torturados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.