São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

O "tsunami"

A madrugada avançou com o blog de Ricardo Noblat, até as 6h23, quando a apuração na Câmara estava em 217 a 148, mas já era claro:
- É Severino!
O blog falou em "tsunami", expressão que ecoaria depois pelas rádios, caso da CBN, portais, caso do iG, e demais blogs, caso do tucano E-agora.

 

"Depois do tsunami", a imediata e mais recorrente avaliação foi de derrota de Lula e PT. Para o comentarista Franklin Martins, na Globo:
- É a maior derrota parlamentar sofrida pelo governo.
No título da agência Reuters, foi uma "derrota maior" de Lula. No da agência AP, foi "derrota maior" do PT.
O Jornal Nacional foi mais contido em sua manchete:
- Uma derrota para o governo na Câmara.
Mas Kennedy Alencar, na Folha Online, foi além:
- Não é apenas a maior derrota sofrida por Lula e petistas no Congresso. É sinal de que a continuidade do projeto de poder do PT está ameaçada.
 

Um tsunami, como se vê, mas que não se limitaria à política, abrangendo a nação.
Para o cientista político Fabio Wanderley Reis, no UOL News, foi "a vitória da baixaria".
O blog de Paulo Markun já foi destacando "os trezentos de Severino", na coincidência do número de seus eleitores com a declaração célebre de Lula.
O blog de Marcelo Tas deu o variado currículo partidário do eleito (UDN, Arena, PDC, PL etc.) para questionar "Severino, o tsunami brasileiro".
 

Blogs menos preocupados com política partidária, caso do coletivo Insanus, alertavam sobre quem é Severino.
Uma blogueira sublinhou a resistência do novo presidente da Câmara aos direitos dos homossexuais. E um projeto dele, postou outro blogueiro, "tipifica como crime a exibição [na TV] de cena de nudismo".
 

Diante dos ataques e do catastrofismo, apareceram afinal defensores de Severino.
Para José Sarney, na agência Nordeste, seu colega pernambucano "deve ser respeitado", pois tem "espírito público".
Para Delfim Netto, que é do partido do vencedor, em entrevista à Jovem Pan, o novo presidente da Câmara "é homem treinado, com 30 anos de Congresso, e representará um parlamento harmonioso".
Mais importante, "não prejudicará a relação com o governo". Da Guiana para a Folha Online, Lula concordou:
- Eu já falei com o Severino hoje. O Severino sempre votou com o governo. O presidente Severino não vai criar nenhum obstáculo para nenhum projeto de interesse do governo.

FHC 2006


FHC dá inesperada entrevista à Globo News, ontem


No instante em que Lula enfrentava a sua "derrota maior", o ex-presidente Fernando Henrique surgia na capa do "Valor", sob o título:
- FHC admite que pode ser candidato.
Mas só em caso de "crise", assegurou ele.
Durante o dia, depois, FHC falou mais, para Jovem Pan, Globo Online, Globo News. No canal de notícias, opinou sobre a "crise" enfrentada por Lula:
- O Brasil é um país já muito amadurecido. As instituições são sólidas. Isso [a derrota na Câmara] não afeta governabilidade nenhuma.
No final do dia, começaram a surgir nos sites noticiosos outras declarações de FHC, dizendo não ser candidato e que o PSDB tem uma "riqueza de nomes competentes" para a eleição presidencial do ano que vem. Citou, enfim, Geraldo Alckmin.

CESAR 2006, GAROTINHO 2006

Por coincidência, também ontem, dia em que "a continuidade do projeto de poder" de Lula foi questionada, começou a campanha de Cesar Maia.
Os vários comerciais levaram à TV uma biografia que sublinha a suposta origem popular e até de esquerda do pefelista, para terminar com o bordão:
- O que o nosso país precisa é de governantes com mais coragem.
 

E tem, é claro, Garotinho, que nem apareceu muito na cobertura, mas que se podia ouvir nas declarações do peemedebista Michel Temer -ao comentar a derrota de Lula, na rádio Bandeirantes, ou a sua própria vitória sobre os governistas do partido, na bancada da Câmara, nos sites noticiosos.


Texto Anterior: Homem é assassinado com 3 tiros em assentamento do MST no Sul
Próximo Texto: Elio Gaspari: A terra de ninguém vira chão sem dono
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.