UOL

São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, tranquilidade no campo só virá com ações do governo

DA AGÊNCIA FOLHA

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva não tem como controlar as ações do MST por meio de diálogos e promessas. Segundo especialistas na questão agrária ouvidos pela Agência Folha, a tranquilidade no campo somente virá com ações rápidas do Planalto.
Para o engenheiro agrônomo José Maria da Silveira, do Núcleo de Estudos Agrários do Instituto de Economia da Unicamp, a nomeação de Miguel Rossetto para o Ministério do Desenvolvimento Agrário reforçou a idéia dos movimentos sociais de que o caminho para a reforma agrária deve ser feito por meio de invasões. "Com a reativação dos conflitos, vimos ressurgir a Sociedade Rural Brasileira, a UDR. Deve-se assentar rapidamente as famílias acampadas nas regiões de conflito."
Segundo Silveira, o PT erra ao criticar todas as ações fundiárias do governo FHC. "O PT, em algumas ações, está confundindo o governo federal com os Estados. O Estado é um bom árbitro, mas não se pode generalizar as coisas."
Já o sociólogo Emir Sader afirma que o governo está pagando pelos erros "criminosos" cometidos na gestão FHC e "pela herança de um país que nunca fez reforma agrária". Para ele, a questão será solucionada com "tempo".
Segundo o engenheiro agrônomo Horácio Martins de Carvalho, ex-presidente da Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), o governo federal está em uma "areia movediça", que pode colocá-lo refém de um conflito.
"Repetem-se os equívocos que a história já revelou: como o governo vem a reboque dos acontecimentos sociais, tende a comportar-se como conciliador, portanto sem tomar partido, ou como privilegiador do status quo, este consagrado nas leis vigentes. Nessa armadilha, repete a mesmice reacionária do passado recente." (EDUARDO SCOLESE)



Texto Anterior: Outro lado: Órgão vai passar por processo de reestruturação
Próximo Texto: Rossetto quer alterar lei de invasões de terra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.