São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balbinotti diz que Lula sabe que ele é correto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Confirmado ontem como futuro ministro da Agricultura, o deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) afirmou que sua nomeação não causa desconforto ao governo, mesmo com o inquérito a que responde no Supremo Tribunal Federal.
"O presidente não está preocupado porque, a partir do momento em que me chamou para ser ministro, já estava consciente de que o Balbinotti é correto e transparente", disse.
O inquérito do STF apura se houve falsidade ideológica em declaração que ele teria prestado ao Banco do Brasil para obter condições especiais de pagamento de empréstimo na década de 90. A investigação foi iniciada pela polícia de Mato Grosso. Em maio de 2006, foi enviada ao STF, porque o deputado tem foro privilegiado. Em agosto, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu a abertura do inquérito por indícios "veementes" de crime.
O inquérito está sob sigilo. "São negócios que foram realizados e que são reputados fraudulentos", disse o relator, ministro Ricardo Lewandowski.
O advogado de Balbinotti no STF, o ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, argumenta que o cliente não teria responsabilidade por eventuais irregularidades em sua empresa. Ele afirma que o inquérito apura fatos posteriores à primeira eleição dele para a Câmara, em 1994, e que, desde o primeiro mandato, ele delegou a outras pessoas a administração de suas fazendas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Marta tenta definir tática contra "fritura"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.