São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula afirma que não tem "solução" para a educação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em discurso de improviso ontem, no Palácio do Planalto, a educadores de todo o país, Lula disse que possui "inquietações", mas nenhuma "solução" para melhorar a qualidade do ensino fundamental do país, que, disse, está no pior dos mundos.
"Eu vim aqui [ao evento] apenas para dizer a vocês das minhas inquietações. Não tenho solução. As soluções que eu tenho, possivelmente, algumas são válidas e outras não. Mas o que eu sei, concretamente, é que estamos em dívida com a educação."
Lula mostrou-se desanimado com a situação da educação. Citou provas de avaliação aplicadas em alunos entre a quarta e oitava séries. "O resultado não é animador", disse. Testes recentes mostram que a educação piorou nos últimos dez anos.
"Junto com a universalização [do ensino] não houve um acompanhamento da melhoria da qualidade da educação. Então nós estamos no pior dos mundos."
Disse ainda ser "o menos qualificado" para discutir o tema. "Esse é um problema em que nós vamos ter que nos debruçar, e eu quero que vocês se debrucem sobre isso porque, talvez, de todos aqui, eu seja o menos qualificado para discutir educação. Aqui, estou apenas representando uma demanda de que eu sinto necessidade, mas quem dará a resposta, certamente, serão vocês e não eu." (EDUARDO SCOLESE E PEDRO DIAS LEITE)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Educadores fazem elogios a plano, mas apontam lacunas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.