São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

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Educadores fazem elogios a plano, mas apontam lacunas

DO ENVIADO A BRASÍLIA

Educadores que assistiram à apresentação do ministro Fernando Haddad elogiaram o fato de o Plano de Desenvolvimento da Educação ter foco principalmente na aprendizagem do aluno, com cobrança e avaliação dos resultados. Alguns especialistas, porém, defendem instrumentos mais eficazes para cobrar das secretarias melhoria na gestão educacional.
A ex-presidente do Inep (instituto de avaliação do MEC) no governo FHC Maria Helena Guimarães de Castro elogiou as medidas, mas disse que apenas premiar os municípios que aceitarem mudança na gestão educacional é pouco.
Para ela, o governo deveria ser mais incisivo e também cobrar daqueles que não aderirem às propostas mais empenho para melhorar a educação.
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, elogiou a combinação dos critérios de desempenho e fluxo num só indicador, evitando que o prefeitos se preocupem só com qualidade ou só com aprovação.
Ela defendeu, porém, que os recursos básicos, como os do fundo da educação básica, e não só os extras, sejam distribuídos de acordo com o desempenho.
Ricardo Paes de Barros, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), citou como positivo o fato de o MEC disponibilizar uma equipe técnica para atuar em municípios mais pobres. Disse ter sentido falta de uma integração maior entre o setor público e o privado. Para ele, o investimento na ampliação de creches poderia ser combinado com compra de vagas em instituições privadas.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Maria do Pilar Lacerda, avaliou que a proposta do MEC de trabalhar com os municípios mais pobres em parceria será bem recebida pelos secretários de educação.
Ela criticou a meta reduzida de financiamento em creches. A proposta do governo é de construir apenas 400 por ano.


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