São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL


Não é com a gente
Nas sondagens a caciques do PSDB para aferir o ânimo dos tucanos com a tese do impeachment, emissários de Lula ouviram uma resposta-padrão: "Isso é coisa do PFL, não é para valer". Mas a ordem, avisaram os tucanos, é "não dar sossego" ao presidente até as eleições.

Está no preço
Como o seguro morreu de velho, o núcleo do governo já discute abertamente qual será a estratégia ante a possibilidade de Lula atravessar a campanha reeleitoral com um processo de impeachment nas costas.

Rebelião à vista
A conversa entre Jorge Bornhausen e os dois postulantes à vaga de vice na chapa de Geraldo Alckmin, marcada para quarta, não vai encerrar a disputa interna no PFL. Uma ala do partido vai defender consulta que inclua parlamentares, governadores e prefeitos.

Cartas marcadas
Se não houver consenso entre José Agripino e José Jorge -como, aliás, não haverá -,Bornhausen admite incluir no "conclave" os cardeais Cesar Maia, ACM e Marco Maciel. Nesse colegiado, prevalece a vontade do presidente da sigla. Daí porque o senador baiano não aceita.

Sem ambiente
A maior resistência à candidatura de Itamar Franco à Presidência vem justamente do PMDB mineiro. O ex-ministro Saraiva Felipe e o ex-vice-governador Newton Cardoso dizem abertamente que, se depender deles, Itamar não será candidato a nada pelo partido.

Passageiro errado
Foi por acaso que a semi-clandestina visita de José Dirceu a Itamar foi descoberta. Um motorista do partido foi esperar Anthony Garotinho no aeroporto de Juiz de Fora. Quando perguntou se o presidenciável já chegara, ouviu que não, mas que Dirceu estava na cidade.

Próxima atração
Enquanto não vem a chamada "fase 2" da denúncia do Ministério Público sobre o mensalão, o novo capítulo deve ser protagonizado pela Receita Federal.

Agora é no bolso
A cúpula do órgão avisou a parlamentares da CPI dos Correios que vai aplicar já a partir das próximas semanas pesadas multas nos personagens-chave do escândalo.

Pela tangente
A base para as multas serão as quebras dos sigilos fiscal e bancário feitas pela CPI. Com isso, podem escapar do Leão os deputados beneficiados com saques do valerioduto, que não tiveram o sigilo quebrado.

Nada a dever
O relatório final da CPI inocentou Márcio Lacerda, ex-secretário-executivo do Ministério da Integração. O texto diz que R$ 457 mil do valerioduto que eram atribuídos ao ex-assessor, não foram entregues a ele.

Interesse zero 1
Apesar dos discursos inflamados de deputados, a tendência da maioria da Câmara é empurrar com a barriga o projeto que estabelece voto aberto para cassações e vetos presidenciais.

Interesse zero 2
O mesmo ocorre com a proposta que proíbe nepotismo na Casa e a que estende a deputados o teto salarial fixado pelo Judiciário. Nesses casos, a resistência começa na Mesa Diretora.

Saia justa
A oposição está à cata de uma entidade para questionar, na Justiça, a MP que autorizou gastos do Orçamento. Tucanos e pefelistas não querem ficar com o rótulo de que tentam vetar investimentos sociais do governo.

TIROTEIO

Do líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), sobre o presidente do PT, Ricardo Berzoini, ter acusado a imprensa de distorcer a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando:
-Diante da contundente afirmação de que o PT formou uma quadrilha para assaltar os cofres públicos, Berzoini tergiversa. O risco é que, inspirado pela Páscoa, resolva culpar o coelhinho.

CONTRAPONTO

Tucano arara

Após cumprir agenda em Recife na disputa presidencial de 2002, o então candidato tucano, José Serra, decidiu passar a noite sozinho na chácara do candidato ao Senado Sérgio Guerra (PSDB-PE), hoje coordenador da campanha de Alckmin.
Notívago, Serra deitou-se depois das 4h da madrugada, quando foi surpreendido por uma gritaria vinda de fora.
Eram as araras de Guerra, que ficavam num viveiro próximo.
O presidenciável não teve dúvida: chamou o caseiro da chácara e mandou soltá-las. As aves, porém, não saíram do viveiro.
Guerra chegou de manhã e viu uma cena insólita: seu caseiro tentando tirar as araras à força.
Dentro da casa, encontrou Serra mal-humorado, com olheiras profundas, pedindo o fim da barulheira.
O quarto precisou ser vedado para que o presidenciável tucano dormisse algumas horas.


Próximo Texto: Governo Lula criou 37,5 mil cargos públicos em 3 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.