São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Do Comando Sul

No topo das buscas de Brasil no Yahoo e nos sites de "New York Times" e "Washington Post", ontem, o texto "EUA reasseguram Brasil sobre frota e águas territoriais", de Raymond Colitt, da Reuters. Foi uma entrevista em Brasília do chefe do Comando Sul dos EUA, quanto ao restabelecimento da Quarta Frota, voltada à América Latina -e "foco de preocupação" por aqui, como admite o almirante americano. Diz que os EUA vão respeitar as 200 milhas, onde estão as novas reservas de petróleo do Brasil, e que a Quarta Frota tem propósitos "principalmente" pacíficos.

ENTRE EUA E EUROPA
Começa hoje no Peru a cúpula de países da Europa e da América Latina, mas temas como inflação dos alimentos e pobreza "podem ser postos de lado" pelas notícias sobre o conteúdo dos computadores das Farc, ressaltou a americana Associated Press.
As evidências de oferta de armas do venezuelano Hugo Chávez ao grupo colombiano estavam na primeira página do "Washington Post", na edição de ontem. E à noite ganharam destaque de Globo e demais, também por aqui.

E OS BRICS
Sites como o australiano "The Age" deram ontem a reportagem "Encontro dos Brics busca transformar força econômica em poder", da Bloomberg. Os Brics "estão falando em formar uma aliança política" na reunião de seus chanceleres na Rússia, com "agenda de assuntos não-econômicos como armas e o combate ao terrorismo".
De lá, para a Agência Brasil, Celso Amorim falou em "reunião de caráter histórico", que prova de que "a geografia mundial está mudando".

AMAZÔNIA E SOBERANIA
bbc.co.uk
Em Manaus, o ministro Roberto Mangabeira Unger deu entrevista em inglês à BBC e declarou, sobre o Plano Amazônia Sustentável, que pretende "reconciliar três compromissos: com a conservação, com a produção e o compromisso de defesa da nossa soberania"

CONTRA MANGABEIRA
De Paris, o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou o governador Blairo Maggi na Globo e iniciou "briga". Mas seu alvo é outro, como evidenciou em coletiva -e daí para a manchete dos sites e portais e a escalada dos telejornais: quer Jorge Viana no lugar de Mangabeira Unger, na coordenação do PAS.
Viana que, segundo o blog de Lauro Jardim, atacou Mangabeira na conversa com Lula: "Não é por ter ido lá duas vezes que pode dar veredito sobre a Amazônia. Ele pode ser professor dos professores em várias áreas, mas é aluno de telecurso na Amazônia".

"CHAMPION"
economist.com
Marina Silva segue motivando elegias pelo exterior, com editorial no "Independent" e texto na "Economist", ambos contrariados pela saída da "defensora" (champion) da floresta tropical. O "NYT" deu nota sobre o "choque" na comunidade ambiental internacional

O "JEITINHO" E O "GUANXI"
Em longa série de cinco textos sobre investimentos no exterior, o site americano WRAL concentrou a atenção quase inteiramente no Brasil e na China.
Mais precisamente, nos "conceitos de favor" de cada um, o "jeitinho" e o "guanxi". No caso do Brasil, avisou em detalhe para as relações familiares e outras de compadrio. E disse que os favores são muitas vezes condição incontornável, nos dois países, mas "podem representar problemas", até legais, mais para a frente.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Dossiê: Supremo nega habeas corpus para vazador
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Procuradoria denuncia tucano ligado a Yeda por seis crimes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.