São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Gustavo Franco estréia como colunista da Folha amanhã

DA REDAÇÃO

O economista Gustavo Henrique de Barroso Franco, 52, um dos idealizadores do Plano Real, estréia amanhã como colunista da Folha, na pág. A2.
Franco já contribuiu regularmente com o jornal nas seções "Opinião Econômica" e "Roteiro de Investimentos" de julho de 1990 a maio de 1993, quando Fernando Henrique Cardoso se tornou ministro da Fazenda e o nomeou secretário-adjunto de Política Econômica. Ficou no posto até outubro daquele ano, quando assumiu a Diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central. Em agosto de 1997 tornou-se presidente do BC, no lugar de Gustavo Loyola. Deixou a instituição em janeiro de 1999, no início do segundo mandato de FHC. No ano seguinte fundou a Rio Bravo Investimentos, empresa de serviços financeiros, fusões, aquisições e securitizações.
Franco considera a Folha "um espaço importantíssimo para o debate nacional": "Para mim é um privilégio ocupar esse espaço para dar a minha versão sobre o que é a racionalidade econômica".
Filho de Guilherme Arinos de Barroso Franco, secretário particular do presidente Getúlio Vargas, Gustavo Franco nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de abril de 1956. Formou-se em economia em 1979 na PUC do Rio, e lá defendeu seu mestrado em 1982. Doutorou-se em economia pela Universidade Harvard em 1986 com uma tese sobre hiperinflação. De volta ao Brasil, passou a lecionar na PUC, onde permanece até hoje. Também foi professor visitante nas universidades da Califórnia, Harvard e Stanford.
Publicou, entre outros livros, " Reforma Monetária e Instabilidade Durante a Transição Republicana" (1983), "Foreign Direct Investment and Industrial Restructuring" (com Winston Fritsch, 1991), "O Plano Real e Outros Ensaios" (1995), "O Desafio Brasileiro" (1999) e "Crônicas da Convergência" (2006). No ano passado lançou "A Economia em Machado de Assis", uma coletânea de crônicas do escritor sobre temas econômicos, e relançou "A Economia em Pessoa" -reunião de escritos de Fernando Pessoa sobre economia.


Texto Anterior: SP e Alstom têm contratos de R$ 7,6 bi, diz PT
Próximo Texto: Eleições: Dividido, PT de Minas aprova aliança em Belo Horizonte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.