São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha lança domingo pacote de novidades

Reforma editorial e gráfica estreia no dia 23 e traz produtos novos como o caderno Ilustríssima, dedicado à alta cultura

Tec será o novo caderno sobre o mundo virtual, às quartas; revista São Paulo circulará na cidade em junho com roteiro e reportagens

DA REDAÇÃO

A partir do próximo domingo, a Folha circulará com uma série de novidades, tanto visuais como no conteúdo. A reforma gráfica e editorial que estreia no dia 23 abrange o jornal como um todo, da Primeira Página aos suplementos semanais. Novos cadernos, novas seções, novos colunistas serão incorporados ao jornal.
Entre as novidades está o caderno Ilustríssima, que circulará aos domingos, em substituição ao caderno Mais!, que se extingue depois de 18 anos.
Dedicado à alta cultura, aos assuntos científicos e a reportagens de maior fôlego, o Ilustríssima pretende se destacar pela narrativa de qualidade, desprovida dos jargões acadêmicos.
O caderno reunirá ensaios, textos de ficção, dramaturgia, poesia e quadrinhos, entre outras novidades. O Ilustríssima será editado pelo jornalista e tradutor Paulo Werneck, 32, que já trabalhou em editoras como a Cosac Naify e a Companhia das Letras.
"O caderno aposta na convivência de gerações, de linguagens e pontos de vista divergentes para produzir um jornalismo cultural que seja crítico, reflexivo e de leitura prazerosa", diz Werneck.
Totalmente novo, o projeto visual do caderno foi elaborado pelas designers Renata Buono e Laura Salaberry, da editoria de Arte da Folha, e contará com a participação de artistas especialmente convidados.

Outras novidades
Entre as novidades da Folha, há outros lançamentos. Um deles é o caderno Tec, que circulará às quartas-feiras, em substituição ao Informática.
Voltado para o mundo virtual tecnológico, o caderno pretende fazer uma cobertura extensiva de redes sociais, novos games, tendências de mercado e negócios, além de realizar entrevistas e perfis com personagens da área.
O Tec, editado pelo jornalista Rodolfo Lucena, terá novos colunistas e dará atenção especial a testes de novos produtos e indicações de compras.
A partir do dia 6 de junho, os leitores da Folha que moram na capital paulista ganharão uma nova revista dominical. Ela substitui a Revista da Folha, extinta recentemente. Chama-se São Paulo e trará reportagens sobre a cidade e um extenso roteiro gastronômico e cultural -com bares, restaurantes, cinema, teatro, shows, exposições e programação infantil e GLS. As dicas serão distintas das publicadas às sextas no Guia da Folha.
Além disso, a revista São Paulo incorpora o que havia de melhor no Vitrine, o suplemento de consumo, já extinto. Liquidações, tendências, produtos novos e críticas de lojas voltam ao jornal, remodelados.
São Paulo, editada pela jornalista Beatriz Peres, subordinada a Cleusa Turra, diretora do núcleo de Revistas do jornal, trará reportagens sobre tendências da cidade, urbanismo, arquitetura, trânsito, meio ambiente, cultura e personagens da vida paulistana. Terá ainda novos colunistas e um projeto gráfico inteiramente novo, a cargo da designer Lillian Kim.

Mudanças
O suplemento Equilíbrio, que circula às quintas, passará a ser publicado às terças, também com novidades. Por essa razão, deixará de circular excepcionalmente nesta semana.
Desde a primeira semana de abril, as redações da Folha e da Folha Online foram unificadas e passaram a trabalhar em sinergia, sob o mesmo comando. A unificação permite que as duas plataformas noticiosas (o papel e a tela) passem a conversar de maneira mais orgânica, em benefício dos leitores.
No próximo domingo, o jornal também passará a circular com novo visual. Será a estreia da reforma gráfica, que vem sendo gestada desde setembro do ano passado, sob a coordenação da designer Eliane Stephan, que trabalha em colaboração com a editoria de Arte da Folha.
A reforma, a maior desde que a Folha passou a ser totalmente impressa em cores, em 1996, tornará o jornal mais fácil de ler e dará ao produto uma identidade visual mais homogênea.
"Será um passo importante na direção de um jornalismo mais conciso e ao mesmo tempo mais agradável, que atenda melhor às necessidades do leitor", disse Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.


Texto Anterior: Judiciário: Juiz adia audiências por causa da Copa, mas recua
Próximo Texto: PT e PMDB travam guerra judicial na Bahia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.