São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES
Em 98, PFL liderou a disputa para deputado federal; o PSDB, de FHC, elegeu o maior número de governadores

TSE aponta PMDB como campeão de votos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB foi o campeão de votos nas disputas para prefeito e vereador em 1996 e para senador e deputado estadual em 1998, conforme levantamento obtido no TSE sobre o número de candidatos eleitos por partido.
Ainda nas eleições gerais de 98, o PFL liderou a disputa para deputado federal, e o PSDB, partido do presidente Fernando Henrique Cardoso, elegeu o maior número de governadores.
Nas duas eleições, o PMDB, o PFL e o PSDB figuraram sempre nos três primeiros lugares do "ranking" de votação. O levantamento leva em consideração apenas o número de eleitos e não o total de votos obtidos individualmente pelos candidatos.
A representação na Câmara dos Deputados é usada como parâmetro para a distribuição entre os candidatos do tempo do horário eleitoral gratuito para todos os cargos em disputa, inclusive os municipais (prefeito e vereador).
Um terço da propaganda é distribuído igualitariamente entre todos os candidatos. Os outros dois terços são divididos apenas entre os candidatos dos partidos que elegeram deputados federais nas últimas eleições, proporcionalmente à bancada.
Essa norma está estabelecida na Lei Eleitoral e o objetivo é barrar a proliferação de partidos nanicos.
Os partidos chamados "nanicos" elegeram prefeitos, vereadores, deputados estaduais e até alguns deputados federais. As disputas para os cargos majoritários, de governador e de senador, que exigem votação mais expressiva, ficaram limitadas a respectivamente sete e seis partidos.
Em 1996, foram eleitos 58.544 vereadores, de 27 partidos, e 5.393 prefeitos, de 23 legendas.
Dois anos depois, 23 partidos elegeram 1.035 deputados estaduais e 18 asseguraram representação na Câmara dos Deputados, que tem 513 vagas. Do PRP (Partido Republicano Progressista), por exemplo, foram eleitos dois deputados estaduais no Maranhão e um em São Paulo.
Os 27 governadores vitoriosos eram de PSDB, PFL, PMDB, PT, PPB, PSB e PDT. Os 27 senadores eleitos há dois anos (um terço das 81 vagas do Senado) concorreram por seis partidos: os mesmos da disputa aos governos estaduais com exceção do PDT.


Texto Anterior: Pesquisa: Apoio à democracia cai durante a era FHC
Próximo Texto: PFL é recordista em número de escândalos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.