São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luiz Tortorello, candidato à reeleição em São Caetano, chega aos 73% com discurso que vai da direita à esquerda

Líder nas pesquisas mistura ideologias

FÁBIO ZANINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um socialista conservador -mas também de centro. É desta maneira inusitada que se define politicamente Luiz Tortorello, 63, o campeão das intenções de voto entre todos os candidatos pesquisados pelo Datafolha em 20 cidades brasileiras.
Com nada menos que 73% na pesquisa, Tortorello (PTB), prefeito de São Caetano do Sul (Grande São Paulo), parece ter caminho fácil rumo à reeleição.
Seus principais oponentes estão em um distante empate técnico, em segundo lugar: Jair Meneguelli (PT) aparece com 9%; Cláudio Demambro (PSDB) tem 7%.
Se confirmar a vitória, Tortorello iniciará seu terceiro mandato na prefeitura. Ele governou a cidade também entre 1989 e 1992.
Suas duas vitórias eleitorais na disputa pela prefeitura de São Caetano foram esmagadoras: na primeira, teve 51% dos votos; na segunda, 63%.
"Minha personalidade se confunde com a alma da cidade. Sou conservador, tradicionalista e com raízes no interior", diz o prefeito, natural de Matão (SP), que chegou a São Caetano há 32 anos.
O perfil conservador, ou de "direita", da população da cidade é evidente. São Caetano é o único dos sete municípios da região do Grande ABC, berço do PT, que nunca foi governada pelo partido. Assim como grande parte da elite de São Caetano, Tortorello faz parte da comunidade italiana.
O prefeito é o "padrinho" de várias festas tradicionais italianas na cidade e foi dele o projeto para implantar o ensino de italiano na rede municipal de ensino.
Apesar do conservadorismo, Tortorello diz que seu apoio maciço na cidade se deve ao seu lado "socialista". "Sou socialista na medida em que me preocupo com saúde, educação e outras bandeiras sociais", afirma.
"Você não precisa ser de direita para ser conservador e não tem de ser de esquerda para ser socialista. Por isso que eu sou de centro."
O prefeito enfrentou turbulência em suas administrações. A maior foi um escândalo envolvendo funerárias privadas que atuavam no município mediante autorização da prefeitura. A oposição também acusa o prefeito de ser o dono de uma emissora UHF de TV na cidade, o Canal 45, que está sempre falando bem da prefeitura. Tortorello nega.


Texto Anterior: Adultos preferem a democracia; jovens revelam mais indiferença
Próximo Texto: Qualidade de vida é trunfo de Tortorello
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.