São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adultos preferem a democracia; jovens revelam mais indiferença

DA REDAÇÃO

Uma análise mais atenta dos resultados da pesquisa indica que o maior apoio ao regime democrático (50%) ocorre entre as pessoas de 35 a 44 anos, que passaram a juventude sob o regime militar.
Os mais jovens, que não viveram nos "anos de chumbo", são os mais indiferentes ao tipo de regime (35%). Por fim, os mais idosos, que viveram os conflitos que precederam a instauração do regime militar, são os mais favoráveis a uma ditadura (21%).
Quanto à distribuição por sexo, entre os homens são encontradas as maiores taxas de apoio à democracia (50%) e à ditadura (22%), enquanto as mulheres tendem a ser mais indiferentes (34%).
É também notável a correlação entre o grau de instrução e a defesa do regime democrático. O apoio permanente à democracia cresce de 40% entre os eleitores com o 1º grau para 55% entre aqueles que têm o 2º grau, atingindo o máximo de 71% entre as pessoas com nível superior.
Quanto menor o grau de instrução, maior a indiferença em relação ao regime político. Apenas 8% dos eleitores com curso superior acham que tanto faz uma ditadura ou uma democracia. Essa proporção cresce para 26% entre aqueles que fizeram o 2º grau, e atinge 32% entre as pessoas que só estudaram até o 1º grau.
Entre os Estados, a maior proporção de adeptos do regime democrático é encontrada no Distrito Federal (57%), com Santa Catarina em segundo lugar (52%). Já a maior taxa de pessoas que apóiam a instauração de uma ditadura está no Rio Grande do Sul (26%).
Os Estados do Nordeste são aqueles em que se manifesta o maior grau de indiferença. Em Pernambuco, 33% dos eleitores acham que tanto faz uma ditadura ou uma democracia, opinião compartilhada por 31% dos baianos e 31% dos cearenses.


Texto Anterior: Fator econômico afeta crença no regime
Próximo Texto: Líder nas pesquisas mistura ideologias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.